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Bancos Serão OBRIGADOS A Devolverem Tarifas? Entenda

Confira alguns dos serviços gratuitos para as contas corrente e poupança.

tarifas indevidas poderão ser devolvidas veja
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Recentemente, uma influenciadora digital chamada Nath Finanças divulgou no Twitter que os bancos devem devolver as tarifas cobradas indevidamente aos clientes. Essa informação causou uma corrida entre as pessoas, que aprenderam com a influenciadora como se livrar das tarifas futuras e solicitar o reembolso das tarifas já pagas. Veja mais detalhes!

Segundo Nath, uma resolução do Banco Central determina que os bancos devem oferecer aos clientes acesso gratuito aos serviços considerados essenciais. Isso significa que os bancos devem disponibilizar uma conta totalmente gratuita para pessoas físicas.

Bancos devem devolver tarifas indevidas

Caso o cliente não tenha sido informado sobre a existência desse pacote de serviços, ele tem o direito de solicitar o reembolso das tarifas já pagas. Aqui estão alguns dos serviços gratuitos para contas correntes e contas poupança:

Conta corrente:

  • Quatro saques gratuitos por mês;
  • Consultas realizadas pela internet;
  • Dez folhas de cheque por mês;
  • Serviços eletrônicos;
  • Compensação de cheques.

Conta poupança:

  • Dois extratos mensais com informações sobre a movimentação dos últimos 30 dias;
  • Duas transferências para a conta corrente do mesmo titular;
  • Dois saques mensais em guichê de caixa ou terminal de autoatendimento;
  • Consultas pela internet;
  • Cartão com função de movimentação.

Como os clientes podem solicitar o reembolso das tarifas bancárias?

Antes de tudo, eles devem entrar em contato com o banco onde possuem conta, seja por telefone, chat ou presencialmente. Durante esse contato, devem informar que não tinham conhecimento dos serviços gratuitos essenciais e desejam o reembolso das tarifas pagas desnecessariamente. O pedido pode ser feito mesmo se as tarifas foram pagas nos últimos seis meses. É importante ressaltar que o banco não pode negar ou dificultar o estorno.

Caso o banco não responda ao cliente, ele pode entrar em contato com o Banco Central e registrar uma reclamação formal. Dessa forma, o cliente terá garantido o acesso ao estorno. Fique atento a essas informações e tome as medidas necessárias caso seja aplicável ao seu caso.

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