no

Bancos voltam a oferecer consignado do INSS após governo recuar e elevar taxa

O teto dos juros para a modalidade havia sido fixado em 1,80% ao mês, mas o governo decidiu elevar o valor para 2,08%.

INSS
INSS

O anúncio do governo brasileiro de elevar a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS gerou uma grande polêmica.

O teto dos juros para a modalidade havia sido fixado em 1,80% ao mês, mas o governo decidiu elevar o valor para 2,08%. Porém, após a forte reação de entidades e da população em geral, o governo recuou e fixou a taxa em 1,97% ao mês.

Com a mudança, os bancos voltaram a oferecer empréstimos consignados para os beneficiários do INSS.

O consignado é uma das modalidades de crédito mais populares entre os aposentados e pensionistas, já que as taxas de juros são mais baixas e o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício do INSS.

INSS pode emprestar dinheiro com menor taxa!

A volta da concessão de empréstimos consignados pelos bancos foi boa para os aposentados e pensionistas, que terão acesso novamente a crédito com juros mais baixos.

O Banco do Brasil, o Bradesco, o Santander, o Banco PAN, a Caixa Econômica Federal e o PagBank já anunciaram a retomada da concessão de empréstimos consignados para os beneficiários do INSS.

O Itaú Unibanco, por sua vez, disse que ainda está avaliando a questão e não se posicionou oficialmente sobre a retomada dos empréstimos.

Os empréstimos consignados são uma forma de crédito mais segura para os bancos, já que o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício do INSS.

Além disso, a taxa de inadimplência é menor nessa modalidade de crédito.

Por outro lado, os aposentados e pensionistas que optam pelo empréstimo consignado devem ter cuidado para não comprometerem toda a renda com as parcelas do empréstimo.

A retomada da concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS é uma boa notícia para aposentados e pensionistas que precisam de crédito para pagar dívidas ou despesas emergenciais.

No entanto, é importante lembrar que o empréstimo consignado deve ter utilização com responsabilidade e planejamento financeiro para evitar problemas futuros.

Além da retomada dos empréstimos consignados, o governo brasileiro tem buscado outras formas de melhorar a situação financeira dos aposentados e pensionistas.

Em março de 2021, por exemplo, houve aprovação de um reajuste de 5,45% para os benefícios do INSS, o que ajudou a aumentar a renda dos beneficiários.

O conselho da Petrobras (PETR4) deve se reunir hoje para discutir a venda de ativos

Além da retomada dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS, outra notícia importante para o mercado financeiro é a reunião do conselho da Petrobras (PETR4) que acontecerá hoje.

Governo brasileiro

Governo brasileiro decide RECUAR teto de juros para 1,97%

Como Funciona O Cartão De Crédito Consignado Do INSS.

Entenda Como Funciona O Cartão De Crédito Consignado Do INSS