no

Benefício do CBV; aprenda como realizar a solicitação

Saiba aqui como efetuar o pedido do benefício do CBV, destinado a atletas gestantes, lesionados e sem clube.

Benefício do CBV; aprenda como realizar a solicitação

A princípio, vale destacar a Associação Brasileira de Voleibol CBV anunciou no último dia (14) o projeto de criação deo benefício de Apoio aos Atletas. Tendo como objetivo auxiliar financeiramente jogadores de praia e quadra que não associados a clubes e que cumpram determinados requisitos.

Desse modo, o benefício da CBV, de até R$ 12 mil anuais, concedido a atletas em casos específicos de lesão, gravidez, afastamento do clube por inadimplência ou doença grave que exija tratamento prolongado. Ademais, o caixa virá de um fundo composto por 20% do valor total recebido pela corporação em transações internacionais, que é de R$ 500 mil.

“É um primeiro passo. Vamos avaliar o funcionamento nestes dois primeiros anos para estudar o impacto e as possíveis ampliações”, explica o presidente em exercício da CBV sobre o benefício, Radamés Lattari.

Requisitos para aprovação do benefício do CBV

Para se qualificar para ao benefício do CBV, o atleta deve fazer parte do programa cadastrado na CBV. No voleibol de quadra, ele deve ter participado de alguma das competições do ano anterior ou atual organizadas pela CBV, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ou Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), ou associação nacional filiada à Federação Internacional de Voleibol ( FIV).

No vôlei de praia, porém, ele deve estar no mínimo em 100º lugar no ranking nacional, ter participado de pelo menos cinco etapas do Circuito Brasileiro no ano corrente ou anterior, além de competição internacional que conste do calendário da CBV em os 12 meses anteriores.

O benefício do CBV não ficará disponível a jogadores condenados por doping ou Justiça Desportiva, nem a atletas lesionados pela Seleção Brasileira.

As inscrições necessitam de avaliação dos membros da CBV, da Comissão de Saúde, além da Corte Nacional e das Comissões de Atletas de Praia.

Quem pode solicitar o benefício?

O Benefício do CBV está reservado para o custeio de tratamento médico/fisioterapia para jogadores lesionados em competições adultas patrocinadas pela CBV, COB, CSV ou associação nacional filiada à FIVB. Além disso, mulheres grávidas também podem entrar com o pedido. Pois, o apoio à atleta grávida está limitado a quatro meses.

Vítima de inadimplência: assistência no pagamento das taxas de apresentação de reclamações às autoridades competentes no caso de não pagamento dos valores devidos pelo clube, também podem pedir o auxílio. Além disso, está disponível assistência caso o clube não consiga receber os valores que é legalmente exigido de organizações que tenham sido formalmente declaradas falidas. Por fim, também insolventes ou que tenham se dissolvido de sua associação com seu respectivo órgão regulador nacional de vôlei.

Doença grave: assistência a atletas diagnosticados com doença prolongada ou permanente que os impeça de praticar esportes, também fica disponível para solicitação.

golpe financeiro no Carnaval

Golpe financeiro no Carnaval: não caia nessa

Entenda o benefício Auxílio Brasil para mulheres grávidas

Entenda o benefício Auxílio Brasil para mulheres grávidas