no ,

Benefícios do INSS; veja como conseguir

Saiba aqui como solicitar o benefício do INSS em caso de doença psicológica.

Benefícios do INSS; veja como conseguir

A princípio, vale destacar que trabalhadores podem receber benefícios por doença mental do INSS – no Brasil, existem atualmente mais de 37 milhões de segurados do Instituto Nacional. Desse modo, nem todo mundo consegue assistência em função de doenças mentais. Contudoo devemos analisar alguns pontos, que serão apresentados no discorrer do artigo.

Dessa forma, se torna possível obter o seguro de benefícios do INSS para pessoas que sofrem de transtornos como depressão, fadiga e ansiedade, considerados à doença.

Doenças psicológicas e os benefícos do INSS

Portanto, da lista, a doença mais popular e recentemente reconhecida é o burnout, nome mais comum para o esgotamento profissional. Dessa forma, essa condição reconhecida quando o empregado relata esgotamento físico, mental e emocional causado pelas obrigações profissionais, condição que leva ao cansaço extremo e pode permitir que o indivíduo solicite os benefícios do INSS.

Sendo assim, estima-se que 30% dos cerca de 100 milhões de trabalhadores brasileiros tenham sofrido de burnout, o que torna o Brasil o segundo país com maior índice de burnout do mundo, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Ademais, aproximadamente 11,3% da população brasileira sofre de depressão.

Garantias dos benefícios do INSS

Os subsídios de doença são pagos especificamente para reabilitação e tratamento com um período de isolamento. Para ter direito ao auxílio, o requerente portador de transtorno mental deve passar por avaliação médica do INSS para obter um dos benefícios.

Para ser considerado o pedido dos benefícios o trabalhador deve ter trabalhado para o INSS por pelo menos 12 meses. Esse requisito é chamado de período de carência. Você também pode solicitar os valores após 15 dias de licença médica com um contrato formal por motivos médicos.

Os MEI (microempreendedores individuais) também podem requerer benefícios por incapacidade temporária, desde que o primeiro dia de afastamento seja documentado por um médico.

Ou seja, para solicitar siga as instruções listadas abaixo:

  • Após logar no aplicativo, selecione “Benefícios do INSS” na aba de serviços;
  • Selecione a opção “Auxílio-doença”;
  • Preencha o formulário que aparece na tela e agende uma consulta médica;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Conclua a ação e gere uma confirmação de agendamento.

Se você está considerando esta opção, certifique-se de falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Esse atendimento vai te proporcionar maior segurança e comodidade, independente de ser uma solução para obter os benefícios do INSS ou não. Em casos de dores mais intensas, é recomendável procurar atendimento imediato como o Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188. A ligação é gratuita e não exige identificação.

Meia-entrada para mulheres no futebol

Meia-entrada para mulheres no futebol: entenda

Auxílio Brasil; compreenda como o benefício vai acabar

Auxílio Brasil; confira o fim do benefício