no ,

Bolsa Família; confira fatores para bloqueio

Saiba aqui os diferentes fatores que podem resultar no bloqueio do benefício Bolsa Família.

Bolsa Família; confira fatores para bloqueio

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país, oferecendo suporte financeiro a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. No entanto, aqueles que não seguirem as regras do programa correm o risco de ter seus pagamentos cancelados.

Motivos para cancelamento

Portanto, sendo um beneficiário do Bolsa Família, é importante acompanhar as informações a seguir para entender os motivos que podem levar ao cancelamento dos seus benefícios. Um dos principais motivos para o bloqueio do benefício é o processo de revisão do programa, que começou em março. Desde então, os brasileiros que não atenderem às exigências do programa, principalmente em relação ao cadastro no Cadastro Único (CadÚnico), podem ter seus pagamentos suspensos.

Sendo assim, fica fundamental manter seus dados sempre atualizados no sistema do Cadastro Único, realizando atualizações a cada dois anos ou quando houver alguma mudança relevante. Além disso, é necessário fornecer informações verdadeiras no momento do registro, pois o sistema é capaz de identificar discrepâncias nos dados cadastrais.

Dessa forma, o descumprimento das condicionalidades também pode levar ao bloqueio do Bolsa Família. Essas condicionalidades configuram como um conjunto de novas regras incorporadas ao programa quando ele retornou ao seu formato original, substituindo o Auxílio Brasil.

Por exemplo, famílias que não apresentarem a carteirinha de vacinação completa das crianças, não garantirem a frequência escolar dos filhos, deixarem de realizar os exames nutricionais periódicos ou grávidas que não fizerem o pré-natal podem ter seus benefícios interrompidos.

Contudo, caso o benefício sofra bloqueado devido a uma averiguação cadastral, o beneficiário deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde fez o cadastro, e apresentar documentos pessoais, como comprovantes de renda e residência, para atualizar seus dados.

Procedimento para desbloqueio do Bolsa Família

Portanto, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), procedimento realizado em até sessenta dias após o bloqueio do benefício. Após esse prazo, o registro no Bolsa Família será cancelado. Por isso, para voltar a receber os pagamentos, o beneficiário precisará se inscrever novamente e aguardar por uma vaga.

No entanto, caso a família realizar o procedimento dentro dos prazos estabelecidos, os pagamentos ficam restabelecidos em um prazo de quinze a quarenta dias. Esse período pode variar de acordo com a gravidade das irregularidades no registro, a quantidade de pessoas aguardando recadastramento e a disponibilidade de profissionais para resolver o problema.

Por fim, no caso de descumprimento das condicionalidades, basta comparecer ao CRAS e corrigir as informações. Ou seja, ao cumprir os critérios estabelecidos, o pagamento do benefício será automaticamente retomado. Pois as informações são transmitidas ao MDS por meio de cruzamento de dados.

Bolsa Família; confira novo cartão

Bolsa Família; confira novo cartão

inss poderá suspender benefícios?

Pente-fino Do INSS Pode Suspender Benefícios