no ,

Bolsa Família; confira mensagens importantes

Saiba mais sobre mensagens do Bolsa Família que você deve se atentar

Bolsa Família; confira mensagens importantes

Você está recebendo comunicações do programa Bolsa Família? É importante que você esteja atualizado sobre as últimas informações referentes a esse programa de assistência social do governo brasileiro. Recentemente, muitos beneficiários do Bolsa Família têm enfrentado incertezas devido a um processo de revisão conhecido como “pente fino”. O Governo Federal realiza esse processo no Cadastro Único (CadÚnico) com o objetivo de verificar a veracidade das informações fornecidas pelos beneficiários e garantir que eles realmente atendam aos critérios para receber o auxílio.

Dados divulgados pelo Ministério da Cidadania

Portanto, o Ministério da Cidadania divulgou dados que indicam a avaliação de aproximadamente 2,7 milhões de registros do Bolsa Família em todo o país. Infelizmente, inconsistências encontradas nos cadastros resultaram no bloqueio ou cancelamento de mais de 600 mil benefícios. As irregularidades mais comuns incluem renda acima do limite estabelecido e informações desatualizadas.

Antes de bloquearem o benefício, geralmente enviam notificações aos beneficiários por mensagens de texto (SMS) ou pelo aplicativo oficial do Bolsa Família. Essas notificações podem variar em conteúdo, mas, em geral, elas indicam problemas específicos que precisam ser resolvidos.

Em outros casos, os beneficiários são notificados de que seu registro familiar está sob investigação em relação à composição da família, o que indica que o bloqueio já ocorreu. Também existem notificações que alertam sobre a desatualização do registro familiar em três meses. É fundamental que você atualize seus dados dentro desse prazo, pois a falta de atualização pode levar ao bloqueio e cancelamento do benefício.

O que fazer ao receber mensagens do Bolsa Família?

Sendo assim, ao receber qualquer tipo de notificação, você deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o recadastramento. Se o aplicativo bloquear seu benefício, você terá até 60 dias para atualizar seus dados. Caso contrário, o aplicativo irá te excluir do banco de dados e você perderá o acesso aos benefícios.

Portanto, após a atualização, você irá desbloquear o registro e retomar o benefício. Esse processo pode levar de 15 a 45 dias. Além disso, você pode ter direito a receber pagamentos retroativos que foram suspensos durante a revisão.

Sendo assim, o Ministério do Desenvolvimento Social informa que, se você atualizou seus dados entre 3 de março e 14 de abril, já receberá o Bolsa Família de maio e poderá sacar os pagamentos atrasados. O valor já está disponível no aplicativo Caixa Tem. Se tiver dificuldades para efetuar o saque, será necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal com o cartão do benefício e um documento de identificação original com foto.

Por fim, quanto ao calendário de pagamento do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição dos recursos, já divulgou as datas. Ela realizará os pagamentos a partir de 18 de maio e seguirá até o final do mês. O último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar determina a ordem dos pagamentos. Por exemplo, se seu NIS termina em 1, você receberá o benefício em 18 de maio; se termina em 2, receberá em 19 de maio, e assim por diante.

ótima notícia do auxílio!

Notícia EXCLUSIVA Para Quem Recebe o Auxílio Gás

Abono Salarial; Confira como receber ainda hoje

Abono Salarial; Confira como receber ainda hoje