no ,

Bolsa Família; confira parcela retroativa

Saiba aqui quem possui direito de solicitar a parcela retroativa do benefício Bolsa Família.

Bolsa Família; confira parcela retroativa

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começará a desbloquear automaticamente os benefícios do Bolsa Família para milhares de famílias unipessoais que tiveram o pagamento cancelado em abril. O MDS anunciou oficialmente a liberação dos benefícios e a previsão de pagamento dos valores retroativos para cada grupo afetado.

Inscritos no Bolsa Família

Cerca de 1,2 milhão de pessoas cadastradas como família unipessoal não receberam o benefício em abril. Esse grupo convocado para atualizar seu cadastro no CadÚnico e, caso ainda esteja em conformidade com as regras, poderá voltar a receber o Bolsa Família, incluindo as parcelas retroativas enquanto o benefício estava bloqueado.

As parcelas retroativas de abril depositadas na folha de pagamento de maio para os seguintes grupos: famílias que atualizaram seus cadastros entre 11 de março e 14 de abril e aquelas que atualizaram entre 15 e 28 de abril.

Em maio, o governo desbloqueará os benefícios para famílias unipessoais a partir do dia 27 e as parcelas retroativas incluídas na folha de pagamento do mês. Quem deixar de atualizar seus dados terá o benefício cancelado em julho. O valor do Bolsa Família em maio pode ultrapassar R$ 1.400 com a inclusão da parcela retroativa.

O calendário do Bolsa Família para maio já teve divulgação pelo MDS, e os pagamentos estão reservados conforme o final do NIS dos beneficiários. A consulta definitiva ao valor e a lista de aprovados estará disponível a partir de 10 de maio.

As famílias que atualizaram seus cadastros a partir de 27 de abril poderão verificar se seu benefício foi desbloqueado por meio dos seguintes canais: aplicativo do Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem e Portal Cidadão da Caixa.

Qualificação cadastral

Portanto, apesar do desbloqueio dos benefícios, o MDS continuará o processo de qualificação cadastral até dezembro de 2023. Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a revisão nos cadastros pode gerar uma economia de até R$ 7 bilhões por ano.

Contudo, após uma análise detalhada dos dados do CadÚnico, o governo identificou pelo menos 2,5 milhões de beneficiários com indícios de irregularidades. Em abril, ocorreu a convocação das famílias unipessoais que começaram a receber o benefício entre agosto e dezembro de 2022 para prestar esclarecimentos ao governo. Já em maio, esse procedimento pode ser ampliado para o público que entrou no programa entre junho e julho de 2022.

Por fim, com o prazo para atualização cadastral do Bolsa Família estendido até 16 de junho, é fundamental que as famílias bloqueadas em abril regularizem suas pendências. Dessa forma, irão evitar o cancelamento do benefício a partir de julho. Ademais, para realizar o recadastramento, é necessário apresentar alguns documentos específicos.

Vale-gás; confira situações para receber

Vale-gás; confira situações para receber

Bolsa Família

CONFIRA como vai funcionar a Regra de PROTEÇÃO do Bolsa Família