no ,

Bolsa Família; confira prazo para atualização

Saiba mais sobre o prazo do Bolsa Família para que beneficiários com cadastro suspenso se regularizem.

Bolsa Família; confira prazo para atualização

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem como objetivo ajudar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. No entanto, muitas pessoas estão sendo surpreendidas com o bloqueio do benefício no mês de março.

Esse bloqueio ocorre quando há irregularidades no cadastro dos beneficiários, levando à suspensão do pagamento do Bolsa Família enquanto a situação passa por investigação. Nesses casos, fica importante estar atento ao prazo para resolver as pendências e evitar que o cadastro sofra exclusão e o benefício fique cancelado.

Revisão no Bolsa Família

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, milhões de brasileiros estão cortados do Bolsa Família por irregularidades no Cadastro Único com suspeitas.

Dessa forma, aqueles que não cumprem com as regras do programa Bolsa Família estão sendo notificados e convocados para comprovar sua elegibilidade. Os beneficiários que não comparecem para comprovar que estão cumprindo as regras têm o risco de ter o cadastro excluído e o benefício cortado.

Entre as irregularidades encontradas nos cadastros do Bolsa Família estão a divisão artificial das famílias, com o objetivo de receber mais parcelas do benefício. Há suspeitas de que algumas famílias tenham burlado o cadastro para receber mais do que o permitido, como no caso de famílias de seis pessoas que teriam dito que dois filhos moram sozinhos, quando na verdade moram todos na mesma casa.

Além disso, foram encontrados casos de beneficiários que recebem o benefício mesmo tendo renda superior à permitida pelo programa.

Falta de atualização cadastral

Portanto, outra razão pela qual o cadastro do Bolsa Família pode ser suspenso é a falta de atualização dos dados do Cadastro Único. As informações precisam de atualização a cada dois anos ou sempre que houver mudanças de endereço, renda e quantidade de membros na família.

Quando encontradas suspeitas de irregularidades, o benefício fica suspenso e o titular do benefício recebe uma notificação para comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora, levando os documentos solicitados dentro do prazo de 60 dias.

É importante lembrar que, caso esteja tudo em ordem, benefício pago normalmente dentro de até 30 dias, inclusive com o pagamento retroativo das parcelas referente aos meses em que houve a suspensão.

Por fim, para evitar surpresas desagradáveis, fica importante manter o cadastro atualizado e cumprir todas as regras do programa. Afinal, o Bolsa Família é uma importante fonte de renda para milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.

INSS; confira projeto de reajuste em benefícios

INSS; confira projeto de reajuste em benefícios

13º Salário do INSS; confira calendário

13º Salário do INSS; confira calendário