O Governo Federal definiu os valores a serem pagos pelo Bolsa Família em 2024 para mais de 21 milhões de famílias vulneráveis. Até o momento, a Caixa Econômica Federal está concluindo os últimos repasses de novembro, que terminam oficialmente nesta quinta-feira, dia 30. Confira mais detalhes abaixo.
Valores DEFINIDOS para 2024
Sobretudo, o atual Governo decretou que as parcelas do Bolsa Família para 2024 seguirão os mesmos valores deste ano, com a possibilidade de ajustes devido à inflação. Sendo assim, geralmente, espera-se um reajuste anual para compensar a inflação do período anterior. Entretanto, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, não há previsão de aumento nos valores do programa.
A falta de indicação de um montante adicional no Orçamento implica que,todavia, se aprovado pelo Congresso Nacional, o programa não terá reajustes no próximo ano.
Possíveis mudanças Representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirmaram que, embora não haja previsão orçamentária para reajustes, ajustes nos valores do Bolsa Família para o próximo ano podem ser realizados. O governo teria a capacidade de realocar recursos internos para essa finalidade.
Até o momento, nenhum aumento no Bolsa Família foi oficialmente confirmado para o próximo ano, inclusive em relação à correção pela inflação. Portanto, os beneficiários continuarão a receber os mesmos valores de 2023 a partir de janeiro, com pagamentos de pelo menos R$600 para todos, além de benefícios adicionais em situações específicas.
Transferências de dezembro e cronograma
Portanto, os últimos repasses de novembro serão concluídos pela Caixa Econômica Federal até dia 30. Em seguida, os pagamentos de dezembro começam no dia 11, seguindo o cronograma por número de Identificação Social (NIS):
- NIS final 1 – 11 de dezembro;
- NIS final 2 – 12 de dezembro;
- NIS final 3 – 13 de dezembro;
- NIS final 4 – 14 de dezembro;
- NIS final 5 – 15 de dezembro;
- NIS final 6 – 18 de dezembro;
- NIS final 7 – 19 de dezembro;
- NIS final 8 – 20 de dezembro;
- NIS final 9 – 21 de dezembro;
- NIS final 0 – 22 de dezembro.