no ,

Bolsa Família; governo realiza mudanças; veja

Saiba aqui as alterações realizadas pelo atual governo Lula no benefício Bolsa Família, relacionado com a parcela paga.

Bolsa Família; governo realiza mudanças; veja

O Bolsa Família será totalmente reativado. A informação teve confirmação recentemente pelo governo federal, especificamente no dia 14 de fevereiro. Notícia disponibilizada pelo atual Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além disso, já está prevista uma data específica para que esse relançamento ocorra.

O anúncio da volta oficial do programa social foi feito durante a visita do ministro à cidade de Santo Amaro, na Bahia, para assistir ao relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, que também aconteceu durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Novidade no Bolsa Família

Durante essa discussão, Rui Costa anunciou que o Bolsa Família voltaria em março. Com isso, o Auxílio Brasil será extinto e será substituído pelo Bolsa Família, que terá mudanças neste ano.

Lula discutiu a volta do programa e do Minha Casa Minha Vida durante seu discurso de posse em 1º de janeiro deste ano. Além disso, o assunto também levou a bastante discurssão durante a campanha eleitoral presidencial, ocorrida em outubro do ano passado.

Como já aconteceu amplamente a divulgação, o valor monetário da parcela mensal do Bolsa Família agora é de R$ 600. Valor definido por meio da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição. Além disso, também teve autorização para o pagamento complementar de R$ 150, caso as famílias apresentarem em sua composição crianças menores de seis anos. O que permite um adicional, sendo para no máximo duas crianças.

Dessa forma, a retomada do Bolsa Família foi adiada para março para a finalização do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, esse que é a porta de entrada para o recebimento do benefício. O objetivo é identificar possíveis irregularidades para garantir que o pagamento seja para as pessoas que mais precisam.

Requisitos do benefício

Um novo requisito para os pagamentos do Bolsa Família é que os participantes possuir uma taxa de frequência escolar de pelo menos 85% para as crianças; também devem garantir o acompanhamento das mulheres que estão amamentando, além participar do pré-natal, gestantes ou pessoas de 0 a 21 anos no programa ou famílias em estado de emancipação e precisam estar com a carteira de vacinação dos filhos em dia a data.

A família que atender a um dos requisitos listados acima, mas ainda não estiver cadastrada no CadÚnico, deve procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade em que reside para se cadastrar e também receber informações adicionais sobre o programa social.

Quem recebeu o Auxílio Brasil no ano passado receberá o pagamento da mesma forma: por meio de depósito no Caixa Tem, caixas eletrônicos, e nas lotéricas.

Entenda a correção da tabela do Imposto de Renda

Entenda a correção da tabela do Imposto de Renda

13º salário do INSS; confira quando vai acontecer o repasse

13º salário do INSS; confira quando vai acontecer o repasse