no ,

BPC 2023; confira se jovem aprendiz pode receber

Saiba aqui se quem é jovem aprendiz tem direito de receber o BPC 2023.

BPC 2023; confira se jovem aprendiz pode receber

A princípio, vale destacar que o Benefício da Prestação Continuada BPC 2023 está sendo alvo de debate nos últimos dias. Desse modo, em agosto do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que 43% dos pedidos de benefícios fossem vinculados ao BPC.

Portanto, sendo uma das modalidades de emprego mais reconhecidas, o programa Jovem Aprendiz facilita o acesso a empregos para jovens de todo o Brasil. Dessa forma, com base nas exigências do programa, pode ser possível que um jovem aprendiz receba o BPC 2023.

Programa Jovem Aprendiz

Estima-se que cerca de 400 mil jovens estejam no programa de aprendiz no Brasil. Sendo assim, quando um indivíduo é empregado dessa forma, ele se vincula à empresa, o que faz com que o mesmo tenha acesso a certos privilégios trabalhistas, como o debatido em questão BPC 2023. Nesse contexto, a empresa é obrigada a pagar salário, gratificação natalina, vale-transporte e redução de jornada de trabalho.

O Jovem Aprendiz é um programa que visa introduzir jovens estudantes no mundo profissional. Jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever, mas se o indivíduo tiver uma deficiência física, não há limite máximo de idade.

Conforme mencionado anteriormente, o jovem aprendiz possui alguns direitos trabalhistas, tais como: não recebe salário integral, mas ainda pode contar com eles.

  • 13° salário e recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Assinatura na carteira de trabalho;
  • Férias de preferência durante o período de recesso escolar;
  • Jornada de trabalho reduzida;
  • Salário mínimo-hora;
  • Vale-transporte.

Quem possui direito ao BPC 2023?

O BPC 2023 é destinado principalmente a idosos com mais de 65 anos, mas também pode ser benéfico para pessoas com deficiência (PCDs). Para se qualificar como beneficiário do BPC, o indivíduo deve demonstrar que não tem capacidade financeira para se sustentar.

A renda de cada membro da família do beneficiário não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo. Em relação ao salário mínimo vigente, essa parcela equivale a R$ 325,50. Podem participar do programa Jovem Aprendiz os cidadãos que recebem o BPC 2023 por motivo de deficiência e desejam seguir carreira profissional.

Contudo, garantindo que o salário não ultrapasse a quinta parte do salário mínimo. No entanto, como a carga horária do jovem é reduzida, ele pode estudar e, por isso, o salário normalmente não ultrapassa esse valor.

É fundamental que, no momento da solicitação do atendimento, o cidadão tenha o parecer do assistente social do trabalhador residente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Isso permite que você reclame que deseja receber a assistência. Além disso, para ter acesso ao BPC, os participantes devem estar inscritos no CadÚnico.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito do BPC 2023 e dos demais assuntos relacionados.

Ações de frigoríficos caem até 8% após “vaca louca” no radar!

Ações de frigoríficos caem até 8% após “vaca louca” no radar!

Pensão por morte; confira as condições

Pensão por morte; confira as condições