no ,

Cadastro Único; confira a nova função

Saiba aqui a nova função do CadÚnico implementada pelo governo Lula.

Cadastro Único; confira esta nova função

A princípio, vale destacar que recentemente, o governo federal iniciou o lançamento de um novo sistema digital para o Cadastro Único. Por isso, os cidadãos cadastrados no banco de dados social mais popular do país poderão solicitar a saída por vontade própria.

Declaração do Ministério

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social vai permitir a saída de cidadãos que participaram de maneira errada do Cadastro Único.

A pasta afirmou que o lançamento da ação seguiu o acordo entre a Defensoria Pública da União e o convênio. Ou seja, já orientou o governo a liberar novas cotas de programas sociais aos beneficiários.

Além disso, no dia 9 de fevereiro, o titular do Ministério do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, discutiu a existência de discrepâncias nos registros do Cadastro Único. Com isso, o ministro acredita que cerca de 2,5 milhões de famílias do Bolsa Família receberam os pagamentos incorretamente.

Durante sua conversa, Dias relatou ainda que vai ocorrer uma apuração sobre a suposta de inclusão irregular de várias famílias no benefício. Com isso, a análise vai avaliar o caso em questão.

Encerrar registro no Cadastro Único

Para cancelar o registro, existem duas maneiras: através do aplicativo do Cadastro Único no telefone ou acessando o site oficial através de um computador. Para começar, é necessário realizar login no aplicativo ou site, utilizando o número do CPF e a senha cadastrada previamente.

Após efetuar o login, no canto superior esquerdo da tela, é necessário selecionar a seta para a esquerda, que irá exibir o menu de opções disponíveis. Dentro do menu, é preciso clicar na opção em vermelho que diz “cancele o seu cadastro”.

Uma nova tela será exibida com a opção em azul “cancele o seu cadastro”. Clique nesta opção e, em seguida, será exibido um quadrado em branco para confirmar que deseja cancelar o Cadastro Único. Selecione este quadrado e, depois, clique na opção “confirmar”.

Após confirmar o cancelamento do Cadastro Único, o usuário vai receber uma notificação de que todas as informações cadastradas estão excluídas do sistema. É importante lembrar que o cancelamento é definitivo e não pode ser desfeito, sendo necessário realizar um novo cadastro caso o usuário deseje utilizar o serviço novamente.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social emite um alerta aos cidadãos que não conseguem acessar a internet. Por fim, é possível ainda o encaminhamento à gestão municipal do Cadastro Único de sua cidade para o procedimento de exclusão.

Saque aniversário FGTS; solicite agora

Saque aniversário do FGTS; solicite agora

Benefício do INSS; confira o pagamento iniciado

Benefício do INSS; confira o pagamento iniciado