no ,

Cadastro Único; confira como consultar sua situação

Saiba aqui como realizar a busca para identificar sua situação no Cadastro Único.

Cadastro Único; confira como consultar sua situação
Cadastro Único; confira como consultar sua situação

O Cadastro Único (CadÚnico) é um importante instrumento de inclusão social, criado pelo Governo Federal para auxiliar pessoas de baixa renda a acessarem benefícios sociais. Por meio do cadastro, é possível ter acesso a uma série de programas, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida.

Dúvidas sobre o Cadastro Único

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o cadastro e como acessar seus benefícios. Por isso, fica importante esclarecer que a inscrição no Cadastro Único é gratuita e realizar em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede da Secretaria de Assistência Social do município. É necessário levar os documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovantes de renda da família.

Após a inscrição, fica importante manter os dados atualizados, principalmente em caso de mudança de endereço ou aumento de renda. Essas informações podem ser atualizadas no próprio CRAS ou pelo aplicativo do CadÚnico.

Para consultar o Cadastro Único, é necessário acessar o novo site e fazer login com CPF e senha do Gov.BR. Também é possível consultar pelo aplicativo do CadÚnico ou pelo telefone 0800 707 2003, que é gratuito. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.

Realizando busca

A consulta ao Cadastro Único permite verificar se a família está cadastrada corretamente e se há algum benefício disponível. Além disso, é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), que é necessário para acessar alguns programas sociais, como o Bolsa Família.

Desse modo, o aplicativo do CadÚnico oferece serviços como consulta ao NIS, informações sobre a família e emissão de comprovante de cadastramento. É importante ressaltar que o aplicativo para utilizar por pessoas que já possuem cadastro no sistema.

É fundamental que as pessoas de baixa renda tenham acesso aos benefícios sociais do Governo Federal, pois isso pode fazer uma grande diferença em suas vidas. Por fim, o Cadastro Único torna-se um instrumento importante para garantir esse acesso e precisa de utilização da melhor forma possível.

Por fim, vale ressaltar que muitos indivíduos inscritos no CadÚnico relacionam o registro apenas a programas sociais famosos, como, por exemplo, o Auxílio Emergencial, na era Bolsonaro, e o Bolsa Família, de volta em 2023 com Lula.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Caixa libera saques; confira requisitos

Caixa libera saques; confira requisitos

Bolsa Família; resolva o bloqueio do benefício

Bolsa Família; resolva o bloqueio do benefício