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CadÚnico; confira como evitar o bloqueio do seu cadastro

Entenda aqui como evitar que seu cadastro no CadÚnico seja bloqueado.

CadÚnico; confira como evitar o bloqueio do seu cadastro

Especificamente, o CadÚnico atualizado periodicamente para manter o controle sobre os cidadãos e benefícios. Atualmente, são 40 mil famílias que precisam atualizar seu Cadastro Único em uma determinada região geográfica do país. Também desse número, cerca de 2.000 são necessários para atualizar o banco de dados do CadÚnico em fevereiro.

Especificamente, se as famílias não atualizarem suas informações, poderão perder o acesso aos programas sociais. Por exemplo, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica. Para entender toda a extensão dessa atualização, veja abaixo neste artigo.

Atualização do CadÚnico

A cada dois anos, o CadÚnico precisa de atualização, ou quando os familiares passam por mudanças. Essencialmente, essas alterações incluem a morte de uma pessoa, o nascimento de um filho, a separação ou casamento de um casal e a mudança de residência. É neste momento que é necessário excluir, incluir ou alterar os dados de forma a ter sempre a informação de acordo com as famílias reais.

Frequentemente, o governo convida as famílias para atualizar e revisar as informações. Assim, as famílias sorteadas devem se deslocar até um posto de atendimento do CadÚnico ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da comunidade.

É fundamental atualizar os dados, pois se as informações ficarem obsoletas, as famílias deixarão de receber importantes programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o ID Jovem.

A atualização do CadÚnico deve ser realizada por um indivíduo da família que assume a responsabilidade. Este deve ter o CPF ou Título de Eleitor em mãos para o procedimento. Além disso, a documentação da identidade de cada membro da família reunida. Isso pode envolver os seguintes documentos:

  • CPF, de preferência; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • Certidão de Nascimento; ou
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  • Título de Eleitor.

Famílias obrigadas a atualizar

Ao todo, são cerca de 40 mil famílias que precisam atualizar suas informações do CadÚnico. No entanto, cerca de 2.000 pessoas serão submetidas ao procedimento em fevereiro, segundo dados da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Para o procedimento, estão disponíveis 11 vagas na Capital. O agendamento do serviço pode ser feito na internet. No entanto, o agendamento online está disponível apenas na sede do Fasc e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), ambos localizados na Avenida Ipiranga, 310, Praia de Belas, e Avenida Princesa Isabel, 1115, Azenha, respectivamente.

Desse modo, especificamente, cerca de 80 chamadas são feitas todos os dias. Além disso, mesmo que a pessoa física utilize o aplicativo móvel CadÚnico para fazer o pré-cadastro, ela deverá comparecer pessoalmente para confirmar seus dados.

Por fim, todas as famílias mencionadas foram notificadas. No entanto, se você reconhecer que precisa da atualzação, faça o pré-cadastro online e agende um atendimento pessoal.

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