A Justiça do Trabalho julgou procedente uma ação de trabalhadores da Caixa que acusavam o banco de venda casada.
A Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa, é uma instituição financeira brasileira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia.
A acusação contra a Caixa
Nesse sentido, houve assédio moral por obrigar os funcionários a praticar venda casada (quando a contratação de um produto é vinculada a outro). Nesse contexto, a venda casada aconteceu com o a PRONAMPE e seguros.
Assim sendo, o banco foi condenado a pagar R$ 50 mil em danos morais coletivos. Mas cabe recurso.
Contudo, a Caixa diz que não comenta ações judiciais em curso. Além disso, ela citou que repudia a prática de venda casada. Nesse viés, ela possui estrito código de ética para orientar a atuação de toda sua rede de atendimento. No processo, o banco afirma que o caso seria, na verdade, uma “venda cruzada”, que é uma prática lícita. Saiba mais sobre isso na sequência!
Venda casada x venda cruzada
De fato, venda casada é crime.
Assim, ela acontece quando se vende com a condição da compra de outro. A venda cruzada, no entanto, apenas sugere um novo item que possa melhorar a experiência do consumidor. Então, não existe vínculo entre um conceito e outro.
Por outro lado, a venda cruzada é uma maneira sutil de oferecer uma experiência de compra mais completa para o consumidor. Como isso acontece?
Pois bem, quando um cliente adquire um produto, a ideia é apresentar outras opções que complementem sua escolha inicial. Ou seja, o objetivo dessa ação é gerar mais valor para essa primeira mercadoria.
Isso mostra que o estabelecimento tem um atendimento personalizado, que consegue prever melhorias e funcionalidades extras para sua compra. O consumidor fica, então, mais satisfeito e inclinado a fechar a compra.
É claro que, em relação ao seu estabelecimento, outro objetivo importante será aumentar o valor da venda. Mas isso só é possível quando o que você oferece realmente melhora a experiência do cliente. Portanto, é fundamental ser estratégico!
Por exemplo, se um cliente procura cimento para a reforma de um galpão na sua fazenda, certamente outros materiais podem ajudar. As soluções em aço são muito usadas para fazer melhorias nessa área, e podem ser apresentadas como complemento.