no ,

Cálculo para aposentadoria do INSS; confira

Saiba aqui qual é a média de pontuação para solicitar a aposentadoria do INSS.

Cálculo para aposentadoria do INSS; confira

O cálculo para aposentadoria é um processo complexo e importante realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Responsável por efetuar os repasses de diversos benefícios, incluindo a aposentadoria, aos contribuintes que atendam aos requisitos estabelecidos.

Reforma da Previdência

A aposentadoria é um benefício previdenciário destinado a garantir o sustento do segurado após o término de sua vida laboral. No entanto, com a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, houve alterações significativas nas regras para a concessão desse benefício, afetando principalmente o tempo de contribuição mínimo e a idade mínima necessária para se aposentar.

Antes de abordar as mudanças nas regras de cálculo para aposentadoria, é importante destacar que para ter direito a receber a aposentadoria é necessário ser contribuinte e ter a qualidade de segurado, além de cumprir os requisitos estabelecidos pelo INSS.

Com a aprovação da Reforma da Previdência, as regras de concessão foram gradualmente implementadas para evitar prejuízos aos segurados que estavam próximos de se aposentar. Essa mudança gradual ficou conhecida como regras de transição, que contemplam um público específico, também estabelecidas regras para proteger os segurados mais antigos.

Cálculo para aposentadoria

Uma das modalidades disponíveis de aposentadoria do INSS é a regra de pontos, que requer um cálculo específico. Para obter a aposentadoria, o segurado deve atingir determinado número de pontos, obtido ao somar o número de anos de contribuição para a Previdência e sua idade.

No entanto, essa regra de pontuação também sofreu alterações com a Reforma da Previdência. Dessa forma, fez com que os critérios para se aposentar por essa modalidade fossem diferentes a cada ano desde a aprovação da Reforma.

Os requisitos para a regra de pontos também variam de acordo com o gênero do segurado.O cálculo para aposentadoria para os homens, é necessário possuir um número mínimo de pontos igual a 100, enquanto para as mulheres a pontuação mínima é de 90 pontos.

Além disso, é importante ressaltar que em ambos os casos é necessário possuir um tempo de contribuição mínimo para se aposentar.

Outro aspecto relevante no cálculo para aposentadoria é o tempo de contribuição mínimo, que foi alterado com a Reforma da Previdência. Antes da aprovação da reforma, os segurados poderiam se aposentar com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, para homens.

Por fim, em 2019, a idade mínima para pedir o benefício era de 56 anos para mulheres e 61 anos para homens. Já em 2020, a idade mínima aumentou em seis meses e passou a 56,5 anos para mulheres e 61,5 anos para homens. Ademais, em 2021, a idade aumentou novamente mais seis meses e passou a ser de 57 anos para mulheres e 62 anos para os homens.

Processo de aposentadoria do INSS; confira

Processo de aposentadoria do INSS; confira

CNIS; veja dicas para efetuar análise

CNIS; veja dicas para efetuar análise