no ,

Câmara Aprova MP Que Autoriza Caixa A Cuidar Do Fundo do DPVAT Neste Ano

Entenda como funcionará.

Câmara Aprova MP
Câmara Aprova MP

Nesta semana foi aprovada na Câmera dos Deputados a medida provisória no qual autoriza a Caixa a administrar o fundo do DPVAT. Entenda como funcionará.

A Câmara dos Deputados aprovou a MP que atribui à Caixa a administração, o fundo de recursos arrecadados com o DPVAT.

Dessa forma, a medida foi aprovada com o parecer favorável da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), e sem mudanças no texto.

“Trata-se de serviço que, por falhas de mercado, poderia não ser prestado pela iniciativa privada caso não houvesse intervenção estatal”, relata.

Outrossim, criado em 1974, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) indeniza vítimas de acidentes de trânsito.

Assim, o fundo será abastecido com o pagamento anual de prêmios obrigatórios por parte dos proprietários de veículos, mas há três anos (2021 a 2023) a cobrança foi suspensa.

Portanto, a Caixa substituiu a Seguradora Líder na função, por meio de um contrato com a Superintendência dos Seguros Privados (Susep). Por conta disso, a contratação, sem licitação, é alvo de questionamento na Justiça Federal.

Assim, a MP legaliza a atuação do banco na gestão do fundo e dos seguros. E conforme o Governo Federal, a escolha da Caixa decorre do seu porte, capilaridade e expertise em operações de pagamentos de maior complexidade.

Remuneração

Ademais, conforme o texto aprovado, o banco continuará a receber a remuneração contratual estabelecida quando da edição da MP até o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) definir o valor da remuneração pelo serviço, após proposta apresentada pela Caixa.

Por conta disso, fica autorizado também o uso da conta do tipo poupança social digital para as pessoas receberem as indenizações do DPVAT concedidas e relativas aos sinistros ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Veja mais:

Como pagar o DPVAT 2023? Confira

Vale destacar que, após saber se o seguro DPVAT será cobrado, o motorista necessita fazer a emissão da guia de pagamento no site da Seguradora Líder, a responsável pelo mesmo. Fique atento: Antes, o valor do DPVAT era embutido na guia de pagamento do IPVA.

Porém, agora, para pagá-lo, faça o download do App DPVAT CAIXA e o login usando os mesmos usuário e senha já utilizados em outros aplicativos CAIXA ou cadastre-se. Depois, clique em Quero solicitar minha indenização DPVAT e depois em Iniciar solicitação.

Como consultar o seguro DPVAT pelo CPF?

Para isso, é possível consultar o DPVAT pelo site do Detran do seu estado, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo app do Gringo, o melhor amigo do motorista, a maneira mais rápida e simples.

Lula Propõe Juros De 1,97% Ao Mês Para Consignado.

Lula Propõe Juros De 1,97% Ao Mês Para Consignado A Aposentados

Medida cautelar; confira notificação a plataformas

Medida cautelar; confira notificação a plataformas