no ,

Cartões de crédito irão acabar no Brasil? Entenda

Confira os fatores que levantaram a possibilidade do fim dos cartões de crédito no Brasil depois do anúncio do Novo Pix.

Cartões de crédito irão acabar no Brasil? Entenda

Cartões de crédito devem ser extintos do Brasil em breve, saiba da grande novidade divulgada pelo Banco Central.

O Pix criado pelo Banco Central do Brasil em 2020 está popular entre os brasileiros. Este ano, já recebeu algumas atualizações, incluindo um aumento no valor máximo da transação e a possibilidade de trabalhar em horários flexíveis. Agora, um novo método de pagamento pode representar uma ameaça para os cartões de crédito.

Atualmente, o Pix é um método de pagamento rápido. Isso significa que o dinheiro transferido da conta do emissor para a do destinatário no momento da transação. No entanto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a modalidade de crédito está incorporada ao sistema.

O conceito está considerado pelo Banco Central, responsável pelo sistema de pagamentos, que deverá ter anúncio em meados de 2023.

Novo Pix pode encerrar uso dos cartões de crédito

Haddad reconheceu o crédito do Pix no dia 30. Com isso, há informações limitadas sobre a novidade ou como ela funcionará. O que se sabe é que o recurso facilitará o funcionamento do sistema de pagamentos semelhante aos cartões de crédito tradicionais.

Por exemplo, o cidadão utilizaria o crédito do Pix para fazer uma compra hoje. O dinheiro seria depositado na conta do destinatário, mas somente após um período de 30 dias o valor sairia da conta do cidadão.

O conceito ainda está sendo debatido pelo Banco Central, e não há informações sobre as taxas ou como funcionará. Seu objetivo é facilitar o acesso das pessoas ao crédito no país.

Valor das Taxas

Porém, por que o novo modelo do Pix prejudicaria os cartões de crédito? Fernando Haddad acredita que a nova forma de comércio se tornaria uma rival direta do sistema tradicional.

Além disso, o ministro espera que isso diminua o custo do crédito no país. Da mesma forma, se as taxas do crédito do Pix forem maiores, isso levaria os usuários a abandonar o cartão e migrar para o novo modelo.

O modelo atual exige aos que usuários naveguem em diferentes aplicativos ou plataformas para pagar contas ou administrar suas finanças dos cartões de crédito parece ter pouca relevância no futuro. Hoje, existe tecnologia para resolver esse problema. Como resultado do Open Finance, isso ocorrerá e não demorará muito. Se as empresas líderes do mercado não estão fazendo isso, as novas fintechs o farão.

Por fim, a tecnologia está alterando nossa relação com o dinheiro, as finanças e as instituições financeiras como um todo. Contudo, a visão de Campos Neto é coerente com a minha: acredito que o futuro trará mais simplicidade, praticidade, integração e conexão. Aqueles que não cumprirem esses requisitos provavelmente serão deixados para trás.

Caso Daniel Alves: Jogador perde Patrocínios

Caso Daniel Alves: Jogador perde Patrocínios

Prisão de Bolsonaro é Iminente, se voltar ao Brasil

Prisão de Bolsonaro é certa, se voltar ao Brasil