no

‘Cashback do povo’: NOVO projeto do governo pretende DEVOLVER dinheiro de IMPOSTOS

A reforma tributária é um tema muito discutido no Congresso Nacional e no governo federal, com o objetivo de simplificar e tornar mais justa a carga tributária do país.

Cashback do povo
Cashback do povo

Já imaginou ter um “Cashback do povo” que devolve dinheiro pago em impostos por você? Isso é possível com novo projeto de Lula.

A reforma tributária é um tema muito discutido no Congresso Nacional e no governo federal, com o objetivo de simplificar e tornar mais justa a carga tributária do país.

Entre as propostas em discussão está a criação de um programa de devolução de impostos para pessoas de baixa renda, que está sendo estudado pelo governo federal.

Essa proposta de “cashback” de tributos, que consiste na devolução de uma parte dos impostos pagos por pessoas de baixa renda, tem sido defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a campanha eleitoral.

O objetivo é aliviar a carga tributária sobre os mais pobres e incentivar o consumo, que é um importante motor da economia.

Segundo a proposta em discussão, devolução de impostos seria feita de forma automática, sem a necessidade de que os beneficiários façam qualquer tipo de solicitação.

Qual o valor do Cashback do Povo?

Primeiramente, o valor devolvido seria proporcional ao montante de impostos pagos pelo indivíduo ao longo do ano, e limite máximo seria estabelecido pelo governo federal.

A ideia é que essa devolução de impostos possa ser feita por meio de uma conta digital, que seria criada automaticamente para cada beneficiário.

Essa conta seria gerenciada por uma instituição financeira pública, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, e seria vinculada ao CPF do beneficiário.

A proposta de “cashback” de tributos é uma iniciativa importante para tornar a carga tributária do país mais justa e progressiva. Isso porque, atualmente, as pessoas de baixa renda são as que mais pagam impostos em relação à sua renda.

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as pessoas de baixa renda pagam, em média, 53,9% de renda em impostos. Já, as pessoas de alta renda pagam apenas 29,5%.

Além disso, a devolução de impostos pode ter um impacto significativo na economia do país, já que a população de baixa renda é responsável por uma parcela importante do consumo.

Com a devolução de parte dos impostos, essas pessoas teriam mais recursos para consumir, o que poderia impulsionar o crescimento econômico.

No entanto, é importante que essa proposta seja bem estruturada e tenha um alto nível de transparência, para evitar fraudes e desvios de recursos.

É preciso que haja uma fiscalização efetiva para garantir que apenas as pessoas de baixa renda sejam beneficiadas, e que o programa seja financeiramente sustentável no longo prazo.

Espero que você tenha entendido ainda mais sobre o Cashback do povo! Aliás, confira as demais notícias abaixo!

INSS

INSS: 85 dias de TEMPO médio de ESPERA por benefício! Confira!

Governo

Governo reserva de 30% dos cargos comissionados para negros