no , ,

Chegou! Último Pagamento do PIS/PASEP Confira

Os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro deste ano para realizar o saque do abono salarial.

última parcela do pis-pasep não perca as datas
última parcela do pis-pasep não perca as datas

A partir desta segunda-feira (17), está disponível a última parcela do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2021, sendo pago ao longo de 2023. Os trabalhadores já podem verificar se têm direito ao abono salarial, o valor que irão receber, em qual banco será pago e até quando poderão realizar o saque.

Abono salarial PIS/PASEP

O abono salarial é um benefício que funciona como um 14º salário destinado aos trabalhadores de baixa renda que atuam formalmente, ou seja, que possuem carteira assinada. No entanto, é necessário cumprir certos requisitos para ter direito ao recebimento e compreender as diferenças entre o PIS e o Pasep.

O pagamento do abono salarial segue um calendário divulgado anualmente, com as datas de depósito para trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. As datas variam conforme os critérios estabelecidos para determinar quem recebe em cada período.

Critérios para receber o PIS/PASEP

Os critérios para receber o abono salarial incluem ter trabalhado com carteira assinada no ano-base considerado (atualmente 2021) por no mínimo 30 dias. E sobretudo, ter uma média de até dois salários mínimos mensais no período e estar inscrito no programa há mais de cinco anos.

Além disso, os empregados domésticos e trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física ou equiparada a pessoa jurídica não têm direito ao benefício.

O valor do PIS/Pasep a ser recebido depende do período trabalhado de carteira assinada durante o ano-base, podendo chegar a até R$ 1.320 para quem trabalhou durante todo o período e preenche os requisitos mencionados acima.

PIS/PASEP

O PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal.

Já o Pasep é destinado aos servidores públicos e gerenciado pelo Banco do Brasil. O calendário de pagamento começou em 15 de fevereiro e terminou em 17 de julho, com a última parcela liberada para saque por aqueles nascidos nos meses de novembro e dezembro e com número de inscrição terminado em 8 e 9.

Os valores são depositados automaticamente na conta corrente ou poupança da Caixa ou do Banco do Brasil em nome do trabalhador.

Datas do pagamento

Os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro deste ano para realizar o saque do abono salarial. Após essa data, será necessário aguardar a divulgação de um novo calendário de pagamento. O resgate pode ser feito até cinco anos após o prazo final. Portanto, em caso de dúvidas sobre o valor e a data de pagamento, é possível realizar consultas pelo telefone 158, acessar o site do governo ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Também é possível obter informações nos bancos correspondentes.

vazamento de dados no programa? entenda

Bolsa Família Vazamentos de DADOS Causa Preocupação Confira

lula pode cancelar o benefício? entenda

LULA Confirma Que Pode Cancelar o Bolsa Família Entenda