no , ,

Cheque especial e cartão de crédito; o perigo

Crescimento do índice de inadimplência no país e da procura por linhas emergenciais de cheque especial e cartão de crédito. Saiba mais.

Cheque-especial-e-carto-de-crdito

Com o crescimento do índice de inadimplência no país, aumenta também a dificuldade para garantir créditos. Dessa forma, cresce a procura por linhas emergenciais de cheque especial e cartão de crédito. Saiba mais. 

Endividados no Brasil

A realidade financeira das famílias preocupa o setor financeiro do país. Assim, torna-se mais difícil obter empréstimos, o que resulta na procura de recursos como o do cheque especial e rotativo do cartão.

No entanto, os juros altos dessas modalidades podem aumentar as dívidas das pessoas e torná-las inadimplentes.  

De acordo com o Banco Central (BC), uma análise de 12 meses, com fim em janeiro, demonstrou o crescimento do uso de cheque dessa modalidade e do rotativo do cartão de crédito de 22% e 47,5%, respectivamente. 

Além do crescimento de seu uso, a margem de inadimplência também cresceu. Assim, um atraso de cerca de 13,6% do saldo a receber, no caso do cheque especial, e de 8,6% para o cartão de crédito. Ainda, vale ressaltar que a análise aconteceu há 90 dias pelo BC. 

Soluções para a situação atual acerca do cheque especial e cartão de crédito

Com os altos índices inflacionários, grandes juros e um modelo macroeconômico com pouca evolução, estima-se que a possível solução é investir na microeconomia. Em outras palavras, uma medida para resolver esses problemas é a renegociação de dívidas. 

Durante o atual governo, há uma grande preocupação com os problemas de crédito da população, muitas vezes relacionados com o cheque especial e cartão de crédito. Ademais, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa Desenrola já está sob conhecimento do presidente, com foco em renegociação para pessoas com renda até dois pisos salariais. 

No dia 07 de março, teve início o Feirão Limpa Nome em São Paulo. Desse modo, foram mais de 425 participantes, com descontos de até 99% das dívidas. 

Dívidas com cheque especial e cartão de crédito podem ser renegociadas

São milhares de pessoas endividadas, mas nem todas conseguem solucionar seus problemas. No caso de Sebastião Gomes, de 57 anos, seu negócio não deu certo e resultou em dívidas. De acordo com Gomes, ele continua pagando, mas sua situação não parece melhorar. 

Apesar de sua empresa de jardinagem ter resultado em uma dívida de quase 20 mil reais, Gomes conseguiu renegociar e pagar apenas R$ 2 mil.

Dessa forma, evidencia-se a importância de medidas para resolução de problemas financeiros. Além disso, deve-se manter a atenção para o uso de cheque especial e cartão de crédito, visto que podem gerar dívidas grandes e difíceis de serem pagas.

Novo-golpe-na-praa

Golpe do boleto e chave PIX em endividados

Trmino-do-saqueaniversrio

Término do saque-aniversário? Veja a mudança