no

Ciclo circadiano e a saúde do seu intestino

Ciclo circadiano: Entenda a relação entre seu relógio interno e a saúde do seu intestino. Ele regula nossos mecanismos fisiológicos.

Ciclo circadiano e a saúde do seu intestino
Ciclo circadiano e a saúde do seu intestino

O ciclo circadiano representa uma espécie de relógio interno que nosso organismo possui. Ele regula nossos mecanismos fisiológicos de acordo com o momento do dia.

Os relógios internos existem principalmente para alinhar os processos biológicos com o nosso ciclo de sono ou vigília. Isso para preparar o nosso corpo para os eventos que podem acontecer em determinados momentos da nossa jornada

Quando a luz entra em nossa retina manda um sinal para o nosso cérebro. Este, por sua vez, dita um variedade de processos hormonais e atividades fisiológicas.

A digestão orienta-se e sustenta-se pelos sistemas nervoso simpático e parassimpático. Juntos eles foram o sistema nervoso autônomo, o qual interfere no ciclo circadiano.

Pesquisas demonstram que é no nosso sono não-REM interfere no sistema nervoso parassimpático. Este, por sua vez, é aquele que estimula o corpo a digerir os alimentos está mais ativo. Por outro lado, o sistema nervoso simpático, age em retardar a digestão e se alterna com o sistema nervoso parassimpático durante o sono REM.

Ciclo circadiano e a síndrome do intestino irritável

Muitos dos hormônios associados ao comportamento alimentar como a grelina, a insulina e a leptina vão para a corrente sanguínea durante um ciclo de 24 horas.

No entanto, na ausência de luz esses ciclos hormonais cessam. Ao invés desses hormônios serem liberados enquanto está acordada e precisa comer, eles são liberados aleatoriamente.

Sendo assim, a liberação desses hormônios sem comida no estômago pode ser destrutivo causando a produção de ácido estomacal extra. Isso pode ser um fator desencadeador de doenças gastrointestinais e distúrbios nutricionais.

As pessoas que apresentam a síndrome do intestino irritável com a predominância de diarreia têm atividade autonômica muito diferente do normal fisiológico durante o sono. Esse ritmo interrompido pode ter efeitos muito negativos na digestão.

Assim sendo, uma alteração em nosso ciclo circadiano pode favorecer o desenvolvimento de uma disbiose intestinal. Tal desequilíbrio entre as bactérias comensais e patogênicas que compõe a microbiota.

Analisando indivíduos que passam por longas viagens de avião, atravessando diferentes fusos horários e interrompendo o ciclo do sono, observou-se um aumento de bactérias associadas com a alta propensão para o desenvolvimento da obesidade e de doenças metabólicas.

Desta forma, este estudo concluiu que alterações no ciclo circadiano também interferem com a composição da microbiota intestinal, podendo favorecer o desenvolvimento de doenças como a diabetes e a obesidade.

Por tais motivos devemos reconhecer tamanha importância e também depositarmos esperança nos estudos da cronobiologia no sentido de podermos ter diagnósticos e tratamentos muito mais assertivos partindo de tais descobertas entre a conexão do ritmo circadiano e a nossa saúde.

MEI Mudou: Entenda as 6 mudanças

MEI mudou: entenda a transição para 2023

Novo sistema tributário: Saiba como isso te afeta

Novo sistema tributário: Saiba como isso te afeta