no

CONFIRA! gasolina volta com 75% de tributos e dividendos da Petrobras

Distribuição de dividendos

CONFIRA! gasolina volta com 75% de tributos e dividendos da Petrobras
CONFIRA! gasolina volta com 75% de tributos e dividendos da Petrobras

POLÊMICA: Haddad Diz Que Novo Valor Do Combustível Atende Pedido Do Banco Central

Em reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu com sua equipe voltar a partir de março com a arrecadação de 75% de impostos sobre a gasolina e 21% sobre o etanol.

Lula manteve a isenção concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com prazo até terça-feira (28). Os tributos que voltam a incidir sobre esses combustíveis são: PIS, Cofins e Cide.

Durante o encontro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Portanto juntamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defenderam pelo menos a restituição parcial dos impostos.

O motivo era que o governo não poderia continuar com a armadilha eleitoral deixada por Bolsonaro. Retirar a arrecadação de impostos que financiam programas sociais, educação e saúde, enquanto aumentava a distribuição de dividendos da estatal.

Com a volta da arrecadação do imposto a partir de quarta-feira (1º de janeiro). Entretanto a Petrobras barateou a gasolina e o diesel para amenizar o impacto no valor do produto.

Distribuição de dividendos

De acordo com a decisão do governo tomada na reunião, a Petrobras não seguirá mais a política de distribuição de dividendos adotada durante o governo Bolsonaro.

Naquela época, quase todos os lucros da empresa eram distribuídos entre seus acionistas, principalmente o Tesouro do Estado.

Na avaliação do ministro Alexandre Silveira, o governo retirou impostos sobre a gasolina, que financiava programas sociais. Segundo ele por motivos eleitorais, e para fechar o rombo nas contas públicas, aumentou o pagamento de dividendos ao tesouro.

A ideia é manter a distribuição dentro das regras do mercado, mas deixar uma parte significativa para investimentos, principalmente na área de transformação de energia, e para que a empresa cumpra seu papel social.

Ações da Petrobras podem ser AFETADAS!

Depois de devolver parcialmente os impostos da gasolina e do etanol, o governo quer mudar as regras de distribuição de dividendos e ajustar a política de preços da Petrobras.

Os dividendos são os lucros de uma empresa distribuídos entre seus acionistas.

O objetivo é evitar altas de preços por parte da estatal e garantir mais investimentos na transformação de energia. O presidente Lula discutiu as medidas com ministros no Palácio do Planalto nesta semana.

Mas as propostas foram mal-recebidas no mercado, pois levantam dúvidas sobre como a estatal distribuirá os dividendos, o que pode afastar os investidores das ações da petroleira.

Isso significa que as mudanças podem acabar reduzindo o valor da empresa na bolsa. Além disso, há o temor de um retorno à política adotada no governo de Dilma Rousseff, onde os preços eram segurados artificialmente, gerando prejuízos para a estatal.

Auxílio Brasil; projeto visa perdoar dívida do consignado

Auxílio Brasil; projeto visa perdoar dívida do consignado

Brasil poderá ter uma nova moeda, entenda

Brasil poderá ter uma nova moeda, entenda