no , ,

Confira Mudanças Do Cadúnico Para TODOS Os Inscritos

Veja as novas mudanças do Cadastro único dada neste mês.

Confira Mudanças Do Cadúnico Para TODOS Os Inscritos
Confira Mudanças Do Cadúnico Para TODOS Os Inscritos.

Vale entender que, mesmo que o Bolsa Família ser o benefício mais recebido pelos inscritos no CadÚnico, o número de auxílios é maior e várias pessoas nem sabem. Entenda.

Deve ser entendido que, o CadÚnico foi criado em 2001 para reunir todas as informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. Dessa forma, os brasileiros têm acesso a diversos programas sociais criados pelo Governo Federal, a fim de combater a pobreza e desigualdade social no país.

E mesmo que, mesmo Bolsa Família ser o benefício mais recebido pelos inscritos no CadÚnico, o número de auxílios é muito maior e várias pessoas nem sabem.

CadÚnico: conheça todos os benefícios

Dessa forma, aqueles que estão ativamente inscritos no CadÚnico podem ter acesso a diversos programas e auxílios sociais.

Programa Nacional de Crédito Fundiário;

Reforma Agrária;

Erradicação do Trabalho Infantil;

Criança Feliz;

Carteira da pessoa idosa;

Identidade Jovem (ID Jovem);

Programa Cisternas;

isenção de taxas em concursos públicos;

passe livre para PcDs (pessoas com deficiência);

carta social;

aposentadoria para pessoa de baixa renda;

Programa Brasil Alfabetizado;

tarifa social de energia elétrica;

Telefone Popular;

Minha Casa, Minha Vida;

Água para Todos;

Bolsa Família;

BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Quem pode se inscrever no CadÚnico? Entenda os requisitos.

Deve ser lembrado que, o Cadastro Único é totalmente gratuito e sua gestão é responsabilidade das prefeituras dos municípios brasileiros. Assim, para ter direito aos benefícios e programas listados acima, é necessário, antes de tudo, estar sempre com o cadastro devidamente atualizado.

Portanto, é só procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Podem se inscrever no CadÚnico todas as famílias brasileiras consideradas de baixa renda, ou seja, aquelas que recebem, por pessoa, até meio salário mínimo mensal (R$ 651).

Em suma, ao se inscrever, as famílias são automaticamente inseridas nos programas sociais e nos auxílios disponibilizados pelo Governo.

MEI precisa se inscrever no Cadúnico? Entenda

A resposta é sim. Isso pois, desde o ano 2019, uma das exigências para formalização do MEI é que o empreendedor se inscreva no Cadastro Único, via plataforma Brasil Cidadão. MEI’s já formalizados não precisam realizar o cadastro.

veja também:

Quanto tempo tenho que contribuir como MEI para me aposentar?

Em suma, a carência é de 180 meses, o que equivale a 15 anos de contribuição. Assim, a aposentadoria, que tem o valor de um salário mínimo vigente (R$ 1.302, em 2023), poderá ser solicitada no portal Meu INSS.

Salário Mínimo De 2024 Já Está Confirmado; Veja O Surpreendente Valor

Salário Mínimo De 2024 Já Está Confirmado; Veja O Surpreendente Valor

Bolsa Família Está Sendo REAJUSTADO? Entenda O Aumento

Bolsa Família Está Sendo REAJUSTADO? Entenda O Aumento