no

Lula: quem são as pessoas que subiram a rampa

Saiba quem foram os representantes do povo brasileiro

VEJA-quem-so-responsveis-por-passarem-a-faixa--Lula
VEJA-quem-so-responsveis-por-passarem-a-faixa--Lula

Aconteceu na última segunda-feira (1/1) a cerimônia de posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (77), em Brasília. Assim sendo, o petista assumiu o seu terceiro mandato e tomou posse como a 39º personalidade a assumir a presidência do Brasil. 

A posse de Lula

Depois de 12 anos longe da presidência, foi sinalizada de maneira surpreendente como nunca antes vista no país. O evento político contou não apenas com a presença de chefes de Estado e autoridades internacionais, mas também com a presença inédita de representantes de grupos sociais do país. 

Assim sendo, Aline Souza, 33 anos, presidente da Rede Centcoop (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis) do Distrito Federal, foi a responsável por entregar a faixa presidencial a Lula.

Além disso, outros 8 brasileiros foram responsáveis por representar o povo na cerimônia:

Os brasileiros que subiram a rampa com lula

Ivan Baron

Jovem ativista na luta anticapacitista (em defesa de pessoas com alguma deficiência e sua inclusão na sociedade). De fato, o jovem potiguar utiliza das mídias sociais para combater ao capacitismo e buscar por representatividade midiática, passou a ser conhecido como o “influenciador da inclusão”;

Murilo de Quadros Jesus

28 anos, filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus. Professor, formado em Letras Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou como professor de português na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017.

Flávio Pereira

50 anos, artesão. Natural de Pinhalão, estado do Paraná. Filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira. Esteve na vigília Lula Livre nós 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano;

Jucimara Fausto dos Santos

Paranaense nascida em Palotina, também subiu a rampa junto a Lula. No entanto, em sua vida Jucimara dedicou-se à cozinha e foi em um concurso de culinária na Vigília “Lula Livre” que foi contratada para fazer pão. Atualmente exerce a profissão de cozinheira na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá; 

Francisco

10 anos. Natural de Itaquera, periferia de São Paulo. Esteve em Curitiba em 2019 para dar “Bom dia Presidente Lula”. No mesmo ano também esteve no Jogo MST – Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque. Filho de uma Assistente Social e um Advogado que atuam nas causas sociais;

Weslley Viesba Rodrigues Rocha

De 36 anos e metalúrgico do ABC. Formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Possui na sua formação cursos técnicos profissionalizantes da instituição SENAI da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Apaixonado por cultura, Wesley também é DJ em um grupo de RAP chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta através da música;

Raoni Metuktire

90 anos. Cacique que durante a vida se dedicou à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Raoni é reconhecido pelos povos indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes na luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. 

Lula quebra de protocolos da cerimônia

De fato, a quebra de protocolos do rito constitucional se deu principalmente pela ausência do então ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (67), que viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira (30/12).

Dessa forma, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu a sessão no Congresso. Antes da execução do hino nacional e discurso de Lula, fizeram 1 minuto de silêncio em homenagem às mortes de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o papa emérito Bento 16.

Lula presta homenagem ao povo do Piauí

Além disso, já no momento da assinatura do termo da posse às 15h11, Lula aproveitou para homenagear também o estado do Piauí. Assim, com uma caneta que, segundo ele, ganhou de presente em comício no Piauí na campanha eleitoral de 1989 ele assinou o decreto de posse, dizendo: “É uma homenagem ao povo do Estado do Piauí.”

Combustível: como economizar?

Adeus dicas “furadas”! Aprenda como economizar gasolina de verdade aqui

Velório de Pelé: principais acontecimentos

Velório de Pelé: principais acontecimentos