no

Conta de luz; confira reajuste em região do Brasil

Saiba aqui o reajuste projetado para a conta de luz de determinada região brasileira.

Conta de luz; confira reajuste em região do Brasil

Devido ao crescente desemprego e à grave crise econômica que o país enfrenta, muitos brasileiros estão enfrentando dificuldades para pagar suas contas e manter um bom padrão de vida. Além disso, há outros problemas que se somam a essa situação, como o aumento nas tarifas de energia elétrica na conta de luz.

Aumento na conta de luz

A energia elétrica é um item essencial para a subsistência das pessoas, porém, nos últimos anos, tem havido um aumento significativo nas contas de luz, o que tem gerado grande preocupação. Recentemente, uma notícia desanimadora divulgada para os brasileiros de uma determinada região do país. Confira agora em qual localidade houve um aumento de 15% na conta de luz.

Por exemplo, em Minas Gerais, nos últimos dias, foi possível observar um novo aumento no valor da energia elétrica. Nessa região, a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica às residências é a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

De acordo com a empresa, a partir do próximo domingo (28), haverá um acréscimo de 14,91% na conta de luz de todo o estado. A notícia divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recentemente.

Conforme os dados divulgados pela companhia, a Revisão Tarifária realizada a cada cinco anos, levando em consideração os investimentos realizados pela distribuidora nas áreas de custos operacionais e concessão.

Elementos baseados para cálculo

Portanto, outros elementos considerados no cálculo da tarifa de energia elétrica para dar base a conta de luz, como o consumo de energia propriamente dito e sua transmissão para os encargos setoriais. Segundo o gerente de tarifas da Cemig, os clientes residenciais da empresa têm recebido os menores reajustes tarifários de todo o Brasil nos últimos anos.

No entanto, nos últimos anos, a empresa propôs à Aneel a antecipação da devolução aos consumidores dos recursos arrecadados por meio de ações judiciais. Assim, mesmo após três anos da decisão, a Cemig já devolveu R$ 5 bilhões aos clientes. Esse fator contribuiu para que não houvesse aumento na conta de luz em 2020 e 2021, e o valor referente a 2022 também foi menor.

O anúncio do aumento é feito pelo órgão regulador que faz parte do sistema elétrico. Desta vez, o aumento foi anunciado alguns dias antes de entrar em vigor. Além disso, algumas análises consideram o aumento bastante elevado em comparação aos reajustes tarifários dos últimos anos.

O impacto do aumento na conta de luz recai principalmente sobre as residências, o que deve gerar um grande impacto para a população de baixa renda, que possui menor capacidade financeira. Os pequenos empreendedores também enfrentarão dificuldades decorrentes desse aumento nas contas de luz.

Restituição do Imposto de Renda; confira

Restituição do Imposto de Renda; confira

Golpe por empréstimo; veja como se proteger

Golpe por empréstimo; veja como se proteger