no ,

Demissões em massa em 2023 abalam mercado

Empresas de vários setores deram início às demissões em massa. Saiba tudo sobre esse momento crítico do mercado de trabalho.

Demissões em massa em 2023 abalam mercado de trabalho

O ano já começou assustando os profissionais. As empresas deram início às demissões em massa, declarando ser parte de uma estratégia de adequação às novas necessidades de 2023. Saiba tudo sobre esse momento crítico do mercado de trabalho. 

Por que ocorrem?

As demissões em massa têm ocorrido em diversos setores. Empresas consolidadas optaram pelo desligamento de trabalhadores com a justificativa de ajustar-se ao mercado. Entretanto, essa nova tendência pode acarretar uma crise no setor de empregos, tendo em vista que as demissões não se seguem de novas contratações, aumentando o número de desempregados por todo o mundo. Diminuir a quantidade de indivíduos tem servido como uma maneira de evolução, de acordo com as grandes companhias. Ao mesmo tempo, mais de 100 mil pessoas passaram pelo afastamento apenas nesse mês, sofrendo com a demissão recente e, muitas vezes, inesperada.

Setores responsáveis por demissões em massa

Dentre as áreas que mais registraram casos de demissão está a de tecnologia. Durante a pandemia, a necessidade de novas tecnologias aumentou, assim como a procura por profissionais capazes de melhorar as opções deste setor. No entanto, com a mudança desse contexto e queda na demanda, os funcionários designados para essas atividades perderam sua importância, o que resultou em uma grande taxa de afastamentos. Além do setor tecnológico, muitas categorias seguiram o mesmo caminho. Não apenas realizaram as demissões em massa, como ainda planejam o desligamento de mais pessoas no futuro.Dentre as empresas envolvidas com o preocupante cenário de demissões em massa, estão:

  • Microsoft: São mais de 10 mil empregados sob o risco de demissão. A companhia afirmou no último dia 18 que até setembro deve colocar essa ação em prática;
  • Amazon: até o final do ano, a Amazon estima demitir cerca de 18 mil funcionários. 
  • Roku: a companhia demitiu 200 funcionários nos Estados Unidos;
  • Google: outro empregador que deve participar dessa tendência, demitindo cerca de 12 mil indivíduos de uma vez. 
  • Eletrobrás: A atitude dessa empresa referente às demissões em massa marcará o início de 2023, tendo em vista que mais de 2.500 eletricistas perderão seus empregos. 
  • Eletronorte: “Desligamento Voluntário” é o nome do projeto empregado nesta instituição. Assim, mais de 609 pessoas são obrigadas a participar dessa ação, desistindo espontaneamente de seus cargos, supostamente. 
  • CVC Corp: Aproximadamente 5% de seus empregados será demitido ainda no começo desse ano;
  • 99: nesse caso, a quantidade de demissões não foi informada, no entanto, a empresa afirmou que acontecerá nos meses iniciais de 2023.
Lula; crítica a Bolsonaro, desculpas a Fernández?

Lula; crítica a Bolsonaro, desculpas a Fernández?

“mamata” de Bolsonaro fez barulho nas mídias?

“Mamata” de Bolsonaro fez barulho nas mídias?