no

Demissões em massa geram medo em trabalhadores

Profissionais ainda empregados sentem a pressão do que pode acontecer. Entenda por que as demissões em massa geram medo em trabalhadores.

Demissões em massa geram medo em trabalhadores

Com diversos acontecimentos envolvendo demissões, os profissionais ainda empregados sentem a pressão do que pode acontecer. Entenda por que as demissões em massa geram medo em trabalhadores. 

Impacto das demissões em massa

De acordo com Kara, uma profissional de Tecnologia residente nos Estados Unidos, a onda de demissões a deixou com medo, acreditando que poderá ser demitida a qualquer momento. Kara possui 41 anos e é empregada nessa instituição há aproximadamente 4 anos, em sua entrevista, afirmou que acredita que poderá ficar desempregada em breve. Desse modo, a ação gera receio e ansiedade naqueles que fazem parte do mercado. 

Extinção de cargos e demissões em massa geram medo nos funcionários

A plataforma Layoffs.fyi apresenta que em 2022 aconteceram milhares de demissões, sendo que cerca de 150 mil pertenciam ao setor de tecnologia. Nesse sentido, as demissões em massa geram medo, visto que até mesmo funcionários que consideravam seus cargos seguros passaram por esse episódio. Vale ressaltar que foram mais de 75 mil cargos apagados, portanto, também ocorreu o desligamento das pessoas responsáveis por eles. 

O setor financeiro também foi responsável pela exclusão de muitas áreas, como é o exemplo do Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup. Vale ressaltar que as demissões volumosas sempre aconteceram, no entanto, especialistas afirmam que dessa vez o ocorrido chama a atenção por algumas razões. 

Receio do que está por vir

Primeiramente, aconteceu em diversos setores e com muitos funcionários. Além do fato de que as demissões em massa geram medo, vale lembrar que no período da Grande Recessão global que aconteceu nos anos 2000, um número grande de pessoas também perdeu o emprego. Entretanto, diferente de agora, no passado houve grande queda do preço dos ativos e consequentemente, perda de trilhões de dólares das bolsas de valores. 

Durante a crise de 2008 nos EUA,  a taxa de desemprego chegou a 10%, com mais de 15 milhões de pessoas inscritas nessa divisão. Atualmente, o índice que apresenta o número de desempregados nos Estados Unidos fica por volta de 3,5%. 

Durante a pandemia, segundo Anna Tavis, professora de gestão de RH em uma universidade dos EUA, os gestores apresentaram um discurso de incentivo aos funcionários, com foco em seu bem-estar. No entanto, o cenário atual parece completamente diferente, tendo em vista o grande número de funcionários demitidos com o layoff. Assim, os líderes perdem sua confiabilidade perante os empregados, que sofrem com o possível desligamento. Dessa forma, evidencia-se como as demissões em massa geram medo e prejudicam a saúde mental e física das pessoas envolvidas, além de diversos outros problemas.

Demissão por justa causa depois de quantas faltas?

Demissão por justa causa depois de quantas faltas?

Bolsa Família Tem Valor Reajustado Para Novo Grupo Nesta Quarta-feira.

Bolsa Família Tem Valor Reajustado Para Novo Grupo Nesta Quarta-feira