no ,

Diferenças entre endividamento e superendividamento; saiba agora

Apesar de estar em níveis diferentes, os conceitos são confundidos. Veja as diferenças entre endividamento e superendividamento.

endividamento e superendividamento

Os conceitos possuem semelhanças, no entanto, enquanto um acontece de forma comum, o outro é capaz de gerar dificuldades descontroladas. Veja as diferenças entre endividamento e superendividamento.

Pagamento através de crédito ficou comum?

Utilizar o crédito tornou-se uma atividade considerada rotineira em muitos casos. Desde pequenas compras, até o financiamento da casa própria, ou outras ações.

Com o passar do tempo, o empréstimo de crédito tornou-se mais fácil. Em suma, seu intuito é aquecer o mercado e aumentar as possibilidades, sem impactar negativamente a vida das pessoas. 

Juntamente com a facilidade de conseguir uma linha de crédito, muitos indivíduos realizaram atividades sem o devido planejamento. Nesse sentido, houve o agravamento decorrente das crises e perda de empregos, resultando em superendividados.

Quais as diferenças entre endividamento e superendividamento?

Essa discussão acontece devido a uma confusão acerca do setor financeiro. Assim, vale lembrar que mesmo endividada, não necessariamente há o conflito com seus comprometimentos. Ou seja, mesmo parecendo incoerente, pode-se ter dívidas e ter as contas acertadas. 

Por exemplo, alguém que deseja comprar um item e utilizá-lo imediatamente, poderá utilizar o sistema de crédito e parcelar sua pendência, pagando alguns juros. Nesse caso, a pessoa poderá pagar ao banco nas datas previstas, de maneira legal. Nesse caso, um endividamento trata-se apenas de um elemento a ser pago. 

E o superendividado?

O conceito ganhou visibilidade durante a pandemia, onde milhares de cidadãos ficaram desempregados e com dificuldade de cumprir com seus compromissos. Tendo em vista que até mesmo as atividades básicas foram abaladas, as diferenças entre endividamento e superendividamento encontram-se no nível de complicação da circunstância. 

Devido ao alto nível de transtorno gerado por esse tipo de dívida, em 2021 aprovou-se a Lei do Superendividamento. A Lei de número 14.181/2021 garante os valores necessários para a realização das atividades essenciais da família. 

De acordo com a regra, há a possibilidade de pedir à Justiça Estadual uma negociação das dívidas. Dessa maneira, é necessária a apresentação de documentos que comprovem as pendências. 

Realiza-se uma reunião com todas as partes, resultando em um acordo efetivo. O credor que não conseguir um acordo deverá seguir até o fim da ordem de pagamento. Sob o mesmo ponto de vista, em caso de ausência na audiência, a dívida será suspensa até o fim do acordo. 

Em suma, as diferenças entre endividamento e superendividamento estão na gravidade do problema. Já que um deles pode comprometer a saúde mental e física de um indivíduo ou família. Portanto, conhecer as características de cada um é essencial para tomar a melhor decisão possível e acabar com os problemas existentes. 

Concurso da PM; confira como realizar sua inscrição

Concurso da PM; confira como realizar sua inscrição

Signos mais ricos do mundo; veja o zodíaco dos milionários 

Signos mais ricos do mundo; veja o zodíaco dos milionários