no

Dinheiro em conta corrente: entenda riscos

Para muitos, depositar dinheiro em conta é a opção ideal para lidar com imprevistos. Dinheiro em conta corrente? Entenda.

Dinheiro em conta corrente: entenda riscos
Dinheiro em conta corrente: entenda riscos

Alguns dos 37 ministros do atual governo afirmam manter sua riqueza em conta corrente. Isso inclui Marcio França, Wellington Dias e Renan Filho que possuem grandes quantias em instituições financeiras. Para muitos, depositar dinheiro em conta é a opção ideal para lidar com imprevistos. Dinheiro em conta corrente? Entenda.

A má notícia, porém, é que deixá-lo seguir na CC pode prejudicar suas finanças e até mesmo depreciá-la com a inflação. Se você não quer perder dinheiro, uma conta corrente com juros irá ajudá-lo. Afinal, ela funciona quase como uma conta corrente tradicional, com um diferencial: gera renda. Leia.

Riscos de dinheiro em conta corrente

De fato a conta corrente paga está ganhando popularidade devido à sua praticidade e baixo risco. Grandes bancos e fintechs oferecem mais opções aos consumidores. Assim, segundo Tainá Carneiro, CEO da edtech Future Law, a maioria desses tipos de contas atrairá indivíduos mais conservadores que preferem evitar opções arriscadas.

“As contas de juros oferecem renda comparativamente estável e previsível. Isso ocorre porque os juros geralmente se calculam com base em uma taxa de juros fixa. Além disso, os fundos depositados costumam ter a garantia pelo Estado até certo limite, pelo que podem ser considerados uma opção de investimento de baixo risco ”, evidencia.

As contas correntes com juros permitem que os usuários retirem e depositem dinheiro a qualquer momento. Enquanto você faz isso, o dinheiro continua ganhando dinheiro de acordo com as regras de cada instituição. Isso faz parte de deixar dinheiro em conta corrente.

Ressalte-se que sobretudo a conta de juros correntes é paga pelo IOF (imposto sobre operações financeiras) e pelo imposto de renda (recolhido diretamente na fonte, variável entre 15% e 22,5% regressivamente).

Segundo Tainá Carneiro, CEO da edtech Future Law, a conta corrente remunerada pode ser uma boa opção para quem busca uma renda estável e previsível, bem como para quem deseja manter seu dinheiro em uma conta segura. No entanto, é importante considerar as taxas de juros, prazos e outras opções de investimento disponíveis antes de optar por uma conta corrente com juros, ela aconselha.

Conclusão

Alguns dos riscos de deixar dinheiro em sua conta corrente incluem:

Inflação: o valor do dinheiro pode diminuir com o tempo devido à inflação, o que significa que seu dinheiro pode perder valor.

Taxa de juros baixa: as taxas de juros da conta corrente costumam ser muito baixas, o que significa que seu dinheiro não crescerá significativamente.

Instabilidade financeira: Se o banco onde você mantém sua conta corrente está com problemas financeiros, seu dinheiro pode estar em risco.

Limitações de retirada: algumas contas correntes podem ter limites de retirada que podem impedir que você acesse seu dinheiro quando precisar.

Por esses motivos, é importante considerar outras opções de investimento para diversificar sua carteira financeira e minimizar o risco de impairment.

Presidente Lula anuncia ação beneficiária?

Presidente Lula anuncia ação beneficiária?

Limite de crédito no Nubank: veja agora como aumentar o seu

Limite de crédito no Nubank: veja agora como aumentar o seu