no

Discurso de Lula: “vou acabar com a fome”

No seu primeiro discurso ao longo da posse presidencial em Brasília, Lula reafirmou sua meta maior: “vou acabar com a fome”

Discurso de Lula: "vou acabar com a fome"
Discurso de Lula: "vou acabar com a fome"

No primeiro discurso de Lula, dado no Congresso Nacional, o presidente eleito reforçou sua maior meta.

Nesse contexto, ele demonstrou seu desejo em acabar com a fome do país e fazer da nação brasileira um local com mais justiça, paz e união.

Assim, um dos trechos com maior destaque sobre o combate à fome foi o seguinte:

“O desafio é imenso. É preciso reconstruir este país em todas as suas dimensões. Na política, na economia, na gestão pública, na harmonia institucional, nas relações internacionais e, sobretudo, no cuidado com os mais necessitados.”

“É preciso reconstruir a própria alma deste país. Recuperar a generosidade, a solidariedade, o respeito às diferenças e o amor ao próximo.”

“Trazer de volta a alegria de sermos brasileiros, e o orgulho que sempre tivemos do verde-amarelo e da bandeira do nosso país. Esse verde-amarelo e essa bandeira que não pertencem a ninguém, a não ser ao povo brasileiro.”

“Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário.”

Discurso de Lula valoriza a autossuficiência brasileira

“Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias.”

“Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo.”

“Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência.”

“Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.”

“O Brasil não pode mais conviver com esse imenso fosso sem fundo, esse muro de concreto e desigualdade que separa o Brasil em partes desiguais que não se reconhecem. Este país precisa se reconhecer. Precisa se reencontrar consigo mesmo.”

“Para além de combater a extrema pobreza e a fome, vamos restabelecer o diálogo neste país.”

Por fim, o foco do discurso de Lula foi apresentar ao povo seu compromisso com os mais pobres.

Assim, deixou claro que as suas políticas de governo visam apoiar os que mais precisam. Porque, de acordo com o presidente, a pobreza ainda é grande em nossa nação.

Lula critica Bolsonaro: "ódio"

Lula critica Bolsonaro: “ódio”

Discurso de Lula no Parlatório busca união

Discurso de Lula no Parlatório busca união