no ,

Donas de casa; confira chance de benefício

Saiba aqui se donas de casa possuem direito de receber pagamentos do INSS.

Donas de casa; confira chance de benefício

A princípio, vale destacar que as donas de casa são uma parcela significativa da população brasileira e muitas delas não sabem que têm direitos previdenciários. De acordo com os últimos dados do IBGE, de 2019, cerca de 7% da população brasileira se declarava dona de casa. Pois, essa definição refere-se a uma pessoa que cuida do seu próprio lar sem trabalhar fora, desenvolvendo atividades no cuidado da casa.

Contribuição para o INSS

Muitas vezes essas atividades no lar demandam dedicação igual à de um trabalho formal para as donas de casa, mesmo que envolvam trato familiar. Por isso, é importante que a mulher que se enquadra nesse perfil realize a contribuição ao INSS para ter uma retorno.

Dessa forma, segundo a advogada previdenciária Isabela Brisola, os Direitos Previdenciários da mulher e das donas de casa garantem vitórias fundamentais, especialmente na hora em que elas estiverem passando por algum problema de saúde ou em decorrência da idade de se aposentar e necessitam parar de trabalhar.

As donas de casa podem contribuir para a Previdência Social de diferentes formas. Uma delas é através da contribuição convencional, que serve para aquelas que desejam se aposentar com um valor acima do salário mínimo. Nesse caso, a alíquota de pagamento de 20% sobre o salário mínimo com repasse feito através da Guia de Previdência Social.

Outra opção para donas de casa é a contribuição simplificada, voltada para quem quer se aposentar com o salário mínimo. Nesse caso, a contribuição é de 11% da alíquota, e o pagamento também ocorre via GPS. A contribuição facultativa de baixa renda possui critérios como pertencer à família de baixa renda (renda mensal de até dois salários mínimos), estar com a inscrição ativa e atualizada no CadÚnico, não exercer atividade remunerada e se dedicar ao trabalho doméstico na sua própria casa. Nesse caso, a alíquota será de 5% sobre o salário mínimo.

Requisitos do INSS para donas de casa

Após a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, as donas de casa precisam atender a dois requisitos para se aposentarem: idade e tempo mínimo de contribuição. É necessário ter 62 anos de idade e uma contribuição de no mínimo 15 anos, com o pagamento de alíquotas entre 5% e 11% ao INSS.

Caso a mulher nunca tenha contribuído e tenha uma renda familiar per capita baixa (1/4 do salário mínimo por pessoa) na idade de aposentadoria, é possível solicitar o Benefício Assistencial BPC. Esse benefício é pago para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que não têm condições financeiras de se manter.

Além desses direitos, as donas de casa também podem ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, desde que preencham os requisitos dos benefícios. Caso a mulher já tenha contribuído para o INSS antes da Reforma da Previdência, é importante verificar se ela se enquadra nas regras de transição.

Novos Golpes Nubank Estão Sendo Aplicados. Veja Como Se Proteger.

Novos Golpes Nubank Estão Sendo Aplicados. Veja Como Se Proteger

Dinheiro esquecido; BC alerta sobre golpes

Dinheiro esquecido; BC alerta sobre golpes