no ,

Empréstimo consignado; confira retorno

Saiba aqui como vai retornar o empréstimo consignado do INSS após Conselho da Previdência.

Empréstimo consignado; confira retorno

Nos últimos dias, uma parcela dos bancos brasileiros anunciou que irá retomar a concessão do empréstimo consignado para beneficiários do INSS. Após o teto de juros ser reposicionado em 1,97% ao mês.

Empréstimo consignado do INSS

A linha de crédito beneficia aposentados e pensionistas, permitindo que esses clientes possam obter empréstimos com juros mais baixos tanto na modalidade convencional quanto para o cartão de crédito atrelado ao benefício social.

O Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN foram algumas das instituições financeiras que confirmaram a retomada do empréstimo consignado. O PagBank Pagseguro também informou que seus clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS “diretamente pelo aplicativo”. Já o Itaú Unibanco afirmou que ainda avalia se voltará a conceder empréstimos da linha.

A Caixa Econômica Federal, por sua vez, disse que ainda aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta de crédito no empréstimo consignado, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês. O Daycoval é outro banco que irá retomar a modalidade após a publicação da normativa.

Teto do consignado

O teto do empréstimo consignado foi reajustado em uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) na terça-feira (28). Entretanto, o órgão precisou resolver um impasse que ele mesmo gerou ao reduzir o teto de juros além do esperado pelos bancos e financeiras.

Na ocasião, os bancos participaram da reunião feita pelo CNPS, representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Contudo, decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.

Segundo a entidade, apesar de os juros ainda estarem abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito, a proposta ainda representa um importante avanço em relação ao teto anterior, de 1,70%.

O empréstimo consignado é uma forma de crédito que se destaca no mercado financeiro, por apresentar juros mais baixos em relação a outras modalidades. Isso ocorre porque, o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de repasse do cliente, reduzindo, assim, o risco de inadimplência para a instituição financeira.

Para os aposentados e pensionistas, essa é uma alternativa viável para obter dinheiro emprestado, já que as taxas de juros são menores, e o valor das parcelas é fixo e não pode ultrapassar 30% do valor do benefício.

Por fim, outra vantagem é a praticidade e a segurança, já que o pagamento das parcelas é feito diretamente pelo INSS. Ou seja, garantindo que o valor das prestações seja sempre descontado na fonte e evitando atrasos e cobranças indevidas.

Bolsa Família; confira como ter cadastro aprovado

Bolsa Família; confira como ter cadastro aprovado

INSS; justiça libera valores para aposentados

Governo Assina Acordo E Servidores Terão Reajuste De 9% Em 2023