no ,

Empréstimo consignado do INSS; confira projeto

Saiba aqui o projeto que visa mudanças no teto do consignado do INSS.

Consignado do INSS; confira projeto

A princípio, vale destacar que está definido o novo teto de juros para o empréstimo consignado do INSS. Nas últimas semanas, a concessão deste tipo de empréstimo para os beneficiários do INSS se envolveu em diversas polêmicas.

Taxa de juros do empréstimo consignado

Portanto, o Ministério da Previdência Social reduziu a taxa máxima de juros para essa linha de crédito, e várias instituições bancárias optaram por não disponibilizar. Pois, a redução do teto de juros diminuiu as margens de lucro dos bancos. Além do mais, eles se uniram para anunciar a interrupção dessas linhas de crédito em uma nota oficial.

Logo após, a pressão do setor, o Governo decidiu reavaliar a redução da taxa máxima de juros. Sendo assim, um grupo de trabalho criado pela administração federal se reuniu para discutir o tema.

É de fato, importante mencionar que o empréstimo consignado é um tipo de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Contudo, no caso do empréstimo consignado para beneficiários do INSS, as parcelas são debitadas nos pagamentos mensais do Instituto Nacional do Seguro Social. Ademais, esse tipo de empréstimo apresenta um nível menor de inadimplência e oferece condições atrativas de pagamento e contratação.

Benefícios do INSS

A polêmica sobre o empréstimo consignado para beneficiários do INSS começou após o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciar a redução da taxa máxima de juros para essa linha de crédito para 1,70%, sem consultar o presidente Lula e a equipe do ministério da Fazenda. Os representantes das instituições bancárias ficaram descontentes com essa decisão.

Após a redução, os bancos brasileiros se reuniram sob a liderança das Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e decidiram que a nova taxa máxima de juros não traria lucros suficientes para compensar a concessão do empréstimo. Por isso, alguns dos bancos mais populares do Brasil deixaram de oferecer essa linha de crédito para os aposentados e pensionistas do INSS.

Devido à grande polêmica sobre a redução do teto de juros para o empréstimo consignado do INSS, o Governo criou um grupo de trabalho formado por representantes do Conselho Nacional de Previdência Social, do Ministério da Fazenda, da Casa Civil e das instituições bancárias. O objetivo do grupo é definir a nova taxa máxima de juros e proporcionar a liberação do empréstimo consignado para todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Consignado do INSS

Caixa emite comunicado sobre o consignado do INSS; Confira já!

Cadastro Único; confira benefícios pagos

Cadastro Único; confira benefícios pagos