no ,

Energia solar; governo emite comunicado

Saiba aqui o comunicado do governo em relação a compra de painéis solares para geração de energia solar.

Energia solar; governo emite comunicado

O Brasil tem uma matriz energética altamente baseada em hidrelétricas, sendo responsável por mais de 60% da geração de energia elétrica do país. No entanto, novas formas de fornecimento estão ganhando espaço no Brasil e o mercado de geração de energias limpas está crescendo cada vez mais. Energias renováveis, como a solar, estão se tornando muito populares e já compõem 12% de toda a matriz elétrica brasileira.

Painéis de energia solar

Para quem ainda não aderiu aos painéis solares, o momento parece altamente propício para isso. O governo federal brasileiro tem tomado diversas medidas para facilitar e incentivar a compra e instalação de painéis solares no país.

Uma das medidas recentes anunciadas pelo Diário Oficial da União é a isenção de impostos sobre a compra de painéis solares para empresas até o dia 31 de dezembro de 2026. Essa medida tem como objetivo expandir e propagar o uso de painéis solares no Brasil, gerando mais empregos e popularizando o uso de energias limpas.

No entanto, outra ação do governo federal tem gerado controvérsias entre os usuários de energia solar no Brasil. A aprovação do marco legal da microgeração de energia implica mudanças na maneira como a mesma funciona no país.

Antes da aprovação da lei, não eram cobradas taxas ou impostos extras sobre as contas de energia elétrica das casas brasileiras que utilizavam energia solar. Com a nova lei, quem instalar painéis solares em sua residência não deve pagar mais apenas a tarifa mínima da conta de luz, mas sim uma tarifa que pode ser maior.

Aprovação da lei

Entretanto, vale destacar que quem fez essa implementação antes da aprovação da lei continua não sofrendo taxação. Sendo assim, esses cidadãos brasileiros só vão começar a receber a cobrança dupla na conta de luz a partir do ano de 2045. Ainda assim, a cobrança dupla na conta de luz pode desestimular algumas pessoas a adotarem a energia solar em suas casas.

Apesar disso, é inegável que a energia solar tem se mostrado uma excelente alternativa para quem busca economia na conta de luz e sustentabilidade ambiental. Além disso, a energia solar é uma fonte inesgotável de energia e sua utilização pode ajudar a reduzir a dependência do Brasil em relação às hidrelétricas.

A tendência é que o mercado de energia solar continue crescendo no Brasil, impulsionado pelas medidas do governo e pela preocupação com a sustentabilidade ambiental.

Bolsa Família e BPC; confira regras para recebimento

Bolsa Família e BPC; confira regras para recebimento

Shein pode ser taxada; confira possível projeto

Shein pode ser taxada; confira possível projeto