no , , ,

Entenda como 300 catadores de recicláveis irão receber um salário mínimo

Na capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, os 300 catadores de recicláveis receberão um (01) salário mínimo por volta de dois(02) anos.

Entenda como 300 catadores de recicláveis irão receber um salário mínimo

A saber, na capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, os 300 catadores de recicláveis receberão um (01) salário mínimo por volta de dois(02) anos. Com o projeto que foi aprovado pela Câmara de vereadores de Cuiabá no dia 07 de fevereiro de 2023 ocasionou essa ótima oportunidade.

A princípio, mais de 300 catadores de materiais recicláveis de Cuiabá receberão um salário mínimo, durante dois anos, através de um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá nesta terça-feira dia 7 de fevereiro de 2023.

Contudo, o motivo desse salário aos 300 catadores é por causa da perda da fonte de renda que tiveram devido o encerramento do lixão da capital. Além do fechamento do lixão supracitado, mais de três mil lixões e aterros irregulares estão sendo desativados. Sendo assim, a prefeitura de Cuiabá tem até o dia 31 de março de 2023 para desativar o lixão onde os 300 catadores de recicláveis trabalhavam todo o resíduo a partir de abril será encaminhado ao novo aterro que fica na região do Pedra 90.

Sendo assim, o salário será pago aos trabalhadores a partir de 30 de março de 2023. Esse projeto visa garantir a renda mínima aos trabalhadores e conforme relatam, essa indenização garante a abertura do Aterro Sanitário Eco Parque Pantanal.

Além da indenização, um comitê composto por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), do Executivo, do Legislativo Municipal e dos catadores, propuseram a capacitação dos trabalhadores e a criação de associações para que possam trabalhar no Centro de Triagem do Aterro, quando o local estiver pronto.

Sendo assim, essa é uma ótima notícia, a aprovação da proposta, sendo aprovada em regime de urgência por 23 dos 25 vereadores.

Projeto Renda Solidária III aos 300 catadores de recicláveis

Vale ressaltar que o salário mínimo será pago por dois anos.

Conforme relatado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), terá o papel de emitir normas sobre:

  • Padrões de qualidade e eficiência na prestação, na manutenção e na operação dos sistemas de saneamento básico;
  • Regulação tarifária dos serviços públicos de saneamento básico;
  • Padronização dos instrumentos negociais de prestação de serviços públicos de saneamento básico firmados entre o titular do serviço público;
  • Metas de universalização dos serviços públicos de saneamento básico;
  • Critérios para a contabilidade regulatória;
  • Redução progressiva e controle da perda de água;
  • Dentre outras normas relacionadas a este assunto.

O projeto que beneficiara os 300 catadores de recicláveis com um salário mínimo.

MEI predomina com mais escolarizados: entenda

MEI predomina com mais escolarizados: entenda

Entenda a garantia do reajuste no salário mínimo regional ao qual o Governador assinou

Entenda a garantia do reajuste no salário mínimo regional ao qual o Governador assinou