no

ESFRIOU! Veja Como Evitar Doenças Respiratórias

Evite aglomeração em locais fechados, favorece as condições para que as infecções respiratórias.

DICAS PARA SE PREVENIR DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
DICAS PARA SE PREVENIR DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Os períodos de baixas temperaturas são motivo de preocupação para muitos brasileiros, pois trazem consigo diversas doenças respiratórias, como gripe, resfriado, amigdalite, entre outras. A falta de umidade no ar e a menor dispersão de poluentes contribuem para a piora da qualidade do ar, o que irrita as mucosas respiratórias.

Durante o frio, as narinas, que são as principais vias de entrada e contágio de microrganismos causadores de doenças respiratórias, ficam mais frias, facilitando a entrada e reprodução desses microrganismos. Além disso, a tendência de aglomeração em ambientes fechados favorece a propagação das infecções respiratórias nesse período. A seguir, vamos conhecer mais sobre esse assunto.

Esfriou! Dicas para evitar os resfriados

Para começar, é importante destacar que pessoas que sofrem de doenças respiratórias crônicas, como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou rinite alérgica, por exemplo, estão mais propensas a ter crises durante os dias frios. Portanto, é recomendado manter a casa e outros ambientes bem ventilados.

Além disso, é preciso estar atento aos hábitos diários, pois eles também podem afetar a saúde durante o frio. Muitas vezes, há uma tendência de beber menos água, o que pode causar uma leve desidratação e deixar as secreções mais espessas, aumentando o risco de infecções. Portanto, é importante manter-se hidratado, mesmo sem sentir sede.

Também é necessário ter cuidado com alimentos gelados. No clima frio, o consumo de alimentos gelados pode causar inflamações com mais facilidade do que em climas quentes. Além disso, é fundamental prestar atenção à qualidade do sono e à alimentação.

Grupos de riscos

Grupos de risco, como crianças e idosos, requerem atenção especial, pois são mais vulneráveis a essas doenças devido à fragilidade do sistema imunológico. Também se enquadram nesse grupo gestantes, pessoas com doenças respiratórias crônicas, usuários contínuos de corticoides e aqueles com deficiência imunológica crônica ou aguda.

Além das precauções mencionadas anteriormente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir as principais doenças desse período. Veja a seguir:

  • Se você tem doenças crônicas, como asma, bronquite ou DPOC, por exemplo, não interrompa o uso dos medicamentos de controle.
  • Vacine-se: a vacinação contra a gripe é uma medida importante para prevenir complicações e internações, uma vez que as infecções por vírus respiratórios são os principais desencadeadores de crises durante o frio.
  • Evite aglomerações.
  • Evite mudanças bruscas de temperatura.
  • Evite contato com fumaça e pelos de animais.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel para higienizá-las.

Seguindo essas dicas, você estará mais protegido contra problemas respiratórios durante o período de frio.

categoria MEI conheça essa novidade

CAIXA TEM: Empréstimo ALTO Exclusivo Para MEI

RECEITA ALERTA NOVOS GOLPES

GOLPE Do Imposto De Renda Veja o Alerta da Receita