no

Famílias endividadas; confira novidade

Entenda aqui a novidade destinada a famílias brasileiras endividadas.

Famílias endividadas; confira novidade

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março de 2023, 78,3% as famílias estavam endividadas. Essa porcentagem é a mesma do mês anterior e indica que o endividamento continua alto no país.

Famílias brasileiras endividadas

O levantamento, que entrevistou mensalmente 18 mil consumidores de todas as regiões do país, revela que 17,1% dos entrevistados afirmaram estar “muito endividados”. Mesmo com uma leve redução no comprometimento da renda, o índice de famílias com alguma dívida ainda elevado. Os tipos de dívidas mais comuns incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e habitação.

Em outubro e novembro do ano passado, o percentual de famílias brasileiras endividadas chegou a 79%, um número alarmante. Para a economista Iza Ferreira, responsável pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, essa situação é preocupante, especialmente porque as pessoas de renda mais baixa têm uma proporção mais alta de dívidas.

No entanto, mesmo as famílias de maior poder aquisitivo foram afetadas pelo endividamento durante a pandemia. Com a retomada do consumo de itens e serviços, as pessoas passaram a pagar mais com cartão de crédito, o que aumentou o endividamento. Além disso, a escassez de crédito e o encarecimento do crédito também são fatores que contribuem para a situação atual.

A pesquisa revela que, em média, 79,7% das mulheres contraíram dívidas em março deste ano, enquanto apenas 77,1% dos homens estavam endividados. No entanto, as mulheres levam em média 62 dias para quitar suas dívidas, enquanto os homens levam 65 dias. Além disso, a cada cem consumidores inadimplentes, 45 chegaram ao mês de março com dívidas atrasadas por mais de 90 dias. Dessa forma, pode resultar na negativação do CPF das famílias endividadas.

Nome negativado

Quando o nome está negativado e as famílias estão endividadas, torna-se mais difícil obter aprovação em análises de crédito, seja para solicitar empréstimos, ter um cartão de crédito ou adquirir um financiamento imobiliário. Sendo assim, é importante ter cautela ao fazer novas contas e se organizar para pagar as dívidas em dia.

Para aquelas famílias que já estão endividadas, existem alternativas para limpar o nome. Uma sugestão é organizar uma lista de todas as dívidas parceladas, analisar o tipo de dívida, verificar quais são os credores, valores a serem pagos, a data de vencimento, quantidade de parcelas faltantes para quitar o pagamento e também os juros cobrados em cada uma delas. Dessa forma, é possível planejar melhor as finanças e sair do endividamento.

PIX parcelado; confira projeto do governo

PIX parcelado; confira projeto do governo

INSS; polêmica de dois empregos e aposentadoria

INSS; polêmica de dois empregos e aposentadoria