no ,

FGTS; confira novidade para adquirir um imóvel

Saiba aqui da novidade do INSS referente a compra de um imóvel e não deixe essa grande oportunidade passar.

FGTS; confira novidade para adquirir um imóvel

Quem quer comprar a casa própria acaba de receber uma notícia benéfica: uma nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do FGTS permite o crédito em contas para financiar uma residência. Na verdade, o governo federal iniciou um programa que se assemelhava a um empréstimo consignado, o FGTS Futuro.

Retiradas do FGTS

Os trabalhadores já estão acostumados a realizar os saques, o que possibilita o acesso ao Fundo de Garantia em caso de rescisão sem justa causa. Outras modalidades também se popularizaram nos últimos tempos: a retirada de aniversário. Em última análise, concede um saque anual proporcional ao valor da conta, que varia de 5% a 50%.

Para compreendê-lo, basta usar a mesma lógica do empréstimo consignado. Na realidade, a pessoa física que solicitar o FGTS Futuro estará sacrificando os valores remanescentes que estão depositados no FGTS.

Em última análise, nesta fase inicial da ação, este empréstimo estará acessível a quem optar por financiar habitação. Outro requisito é fazer parte do programa Minha Casa, Minha Vida.

Isso facilita o processo de quitação de um imóvel porque aumenta o valor dos pagamentos feitos pelo trabalhador inscrito no Minha Casa, Minha Vida, que são somados. No fim das contas, uma pessoa que gasta 400 reais por mês para financiar sua residência terá condições de pagar 550 reais se destinar 150 reais mensais do FGTS para o projeto.

Pedido

Para participar do modelo de benefício consignado, o trabalhador deve ter renda mensal bruta de até R$ 2.400. Isso resulta na previsão de que cerca de 10,9 milhões de famílias terão acesso ao FGTS Futuro.

No entanto, como todos os empréstimos consignados, existe o potencial de endividamento. Contudo, Isso é relevante quando o requerente deixa de cumprir os pré-requisitos para quitar as parcelas até a liberação do imóvel.

Sendo assim, caso o empregado que cumpriu a política e acabou tendo sua demissão antes de quitar as parcelas, deve pagar a dívida integralmente. Por fim, ele também perde a possibilidade de rescindir o FGTS após demissão.

Você pode aproveitar o FGTS para reduzir o valor das mensalidades em até 80% em um período de 12 meses, tanto para contratos firmados no âmbito do Sistema Financeiro Habitacional (SFH), quanto para contratos firmados a partir de 12 de junho de 2021, no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), cujo valor de avaliação do imóvel esteja dentro da faixa admissível do SFH, conforme especificado na Resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional).

Por fim, para acessar o saldo do FGTS, todos os requisitos do Conselho Curador do Fundo de Garantia e do Manual de Habitação Própria publicado pelo agente operacional do FGTS devem ser atendidos.

Lula coloca fim a ação de Bolsonaro sobre FGTS; veja

Lula coloca fim a ação de Bolsonaro sobre FGTS; veja

Receita federal: fique atento a declaração de imposto de renda

Receita federal: fique atento a declaração de imposto de renda de 2023