no , , , ,

Fim do Auxílio Brasil causa desestabilização: entenda

Fim do Auxílio Brasil de fato causa desestabilização. Em março, é previsto que 1,5 milhões de famílias já desligadas.

Fim do Auxílio Brasil causa desestabilização

Na quinta-feira (2) está previsto o encerramento do programa Auxílio Brasil. Esse foi o benefício que a equipe social do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criou. Fim do Auxílio Brasil.

Agora, no governo de Luíz Inácio Lula da Silva (PT), o benefício substituído pelo Bolsa Família, programa criado em 2003 durante a primeira gestão do PT. A troca, no entanto, deve excluir pelo menos 2,5 milhões de pessoas.

Fim do Auxílio Brasil: entenda

Até o ano de 2021, o país contava com o Bolsa Família, porém o governo de Bolsonaro decidiu substituir o programa pelo Auxílio Brasil. Esse novo benefício teve início em 2022 e criado com o objetivo de estabelecer uma marca social independente do programa petista anterior, associando-a ao ex-presidente.

Desse modo, acredita-se que isso fortaleceria os laços entre o governante e o público mais pobre, as mulheres e os nordestinos.

Esses grupos são os principais beneficiários da transferência de renda. No entanto, com a vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, foi confirmado o interesse em retomar o Bolsa Família.

A substituição deve ocorrer nesta quinta-feira (2), através de uma Medida Provisória (MP). No entanto, para muitas pessoas, a troca de programas não será vantajosa.

Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pretende excluir pelo menos 2,5 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil de maneira irregular. Em março, é previsto que 1,5 milhões de famílias já desligadas.

Quem pode ser excluído?

Segundo informações do MDS e do ministro da Massa, Wellington Dias, o objetivo principal da análise criteriosa que visam excluir famílias unipessoais do Auxílio Brasil é atingir famílias com apenas um membro.

Ou seja, famílias que consistem em apenas um membro. Assim, suspeita é que a mesma família tenha cadastrado vários membros para receber auxílio financeiro duas vezes.

Com os critérios de elegibilidade mais brandos do Cadastro Único, essas pessoas podem ter entrado na lista de beneficiários sem estarem formalmente registradas.

Eles agora estão processando os dados por meio de um processo de triagem e revisão. Caso não atinja o limite de renda permitido (R$ 210 por pessoa/mês), será desclassificado.

Fim do Auxílio Brasil de fato causa desestabilização. Em março, é previsto que 1,5 milhões de famílias já desligadas.

Novo valor do salário mínimo começa a valer

Novo valor do salário mínimo começa a valer; veja os detalhes

Trajetória do Bolsa Família, desde o início nos anos 2000!

Trajetória do Bolsa Família, desde o início nos anos 2000!