no ,

Gás de cozinha; confira notícia supreendente

Saiba aqui os motivos que fizeram o consumo do gás de cozinha ser reduzido consideravelmente no país.

Gás de cozinha; confira notícia supreendente

A princípio, vale destacar que o Observatório Social do Petróleo da OSP informa que o consumo de gás de cozinha no Brasil caiu para o menor nível em 10 anos, considerado o pior desta duração.

Portanto, várias residências brasileiras diminuíram a quantidade de botijões que adquiridos, o principal motivo é o preço, que aumentou drasticamente.

Além disso, a entidade informou que a venda de GLP caiu 3,74% no Sul e 3,61% no Sudeste. Ademais, em 2022, a quantidade de gás de cozinha utilizada diminuiu 2,52%.

Subida no preço do gás de cozinha

No ano passado, o custo do gás de cozinha atingiu um novo patamar. O relatório da OSP informa que o preço médio do GLP foi de R$ 109,86. Como resultado, a quantidade de gás de cozinha usada per capita foi a menor do país como um todo.

É importante observar que este é o preço mais caro desde 2001, quando a ANP passou a divulgar o preço do GLP.

Eric Gil Dantas, economista da OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais, relatou que o consumo diminuiu a partir de 2018, em entrevista para à Carta Capital.

O especialista afirmou que, até 2022, o custo do gás de cozinha foi 49% superior à média das negociações realizadas entre 2007 e 2017.

Contudo, a única exceção da baixa desse gasto aconteceu em 2020, referente ao isolamento social ocasionado pela pandemia, “quando houve um aumento forte da demanda por gás de cozinha no mundo inteiro”, explicou Dantas. 

O que influência no preço?

Um dos motivos para o aumento do GLP é a medida de 2016 tomada pela Petrobras durante a gestão do então presidente Michel Temer (MDB), conhecida como Preço de Paridade de Importação.

Esta estratégia de precificação visa vincular o preço dos combustíveis e derivados de petróleo aos valores do mercado internacional e aos custos de importação.

Vale-Gás

É preciso se cadastrar como solteiro, comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e apresentar a documentação necessária, para depois participar de uma entrevista.

O programa do Vale-Gás beneficia milhares de famílias com a compra do gás de cozinha, o pagamento, ou repasse do governo, é feito bimestralmente.

Levando em consideração o período típico de tempo em que as famílias se ficam em uma vida simples. Agora, o valor de R$ 112,00 é 100% dele.

A OSP informa que a diminuição do gás utilizado para cozinhar não é um problema recente, ocorreu apenas no ano passado.

Substituição do RG pela nova identidade

Substituição do RG pela nova identidade; veja se está valendo

Entregador de iFood; confira quanto você pode receber

Entregador de iFood; confira quanto você pode receber