no , ,

Governo inclui Auxílio Gás no novo Bolsa Família: votação decisiva nesta semana!

Governo busca garantir adicional do auxílio gás através da MP do novo Bolsa Família

Congresso busca garantir Auxílio Gás na MP
Congresso busca garantir Auxílio Gás na MP

O Congresso Nacional se mobiliza para garantir o pagamento do adicional do auxílio gás a famílias de baixa renda, após a medida que institui o benefício não ser votada. A solução encontrada pelo governo foi incluir o conteúdo referente ao auxílio na Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família, que será levada à votação nesta semana.

O que muda com a inclusão do auxílio gás na MP do Bolsa Família?

A medida que previa o pagamento de 100% de um botijão de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda não foi analisada pela comissão mista e, consequentemente, não chegará a votação. Contudo, o governo conseguiu um acordo para que o auxílio gás seja incorporado à MP do novo Bolsa Família, aprovada em comissão no dia 10 de maio. Dessa forma, caso a MP seja aprovada, o adicional estará garantido.

Qual é a previsão para a votação da MP do Bolsa Família?

A Câmara dos Deputados deve analisar a MP do novo Bolsa Família ainda nesta terça-feira (30) e o Senado, na quarta (1). A intenção do governo é que ela seja aprovada até quinta-feira (2), evitando possíveis questionamentos jurídicos sobre a aplicação do auxílio gás. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a votação ocorrerá “ainda que tenhamos que avançar noite adentro”.

E se o prazo não for cumprido pelo Congresso?

Caso o Congresso não consiga aprovar a MP do Bolsa Família dentro do prazo estabelecido, o governo estuda a edição de um decreto que contenha o mesmo teor da medida referente ao auxílio gás. Desse modo, o adicional do benefício seria garantido mesmo sem a aprovação da Medida Provisória no período previsto.

Quais outras medidas estão em pauta no Congresso?

Além da MP do novo Bolsa Família, o Congresso também analisará a MP da reestruturação, que tem prazo até quinta-feira (2) para ser votada. A Câmara deve votar essa medida na noite desta quarta-feira (30) e, logo após, será levada ao Senado, que também terá sessão de votação nesta quarta-feira (1).

país libera a obrigação de vistos para brasileiros

Acabou! Brasileiros Não Precisam Mais de Visto Confira

Netflix; confira novos valores

Netflix; confira novos valores das assinaturas