no

Governo libera auxílio emergencial para municípios; veja mais

Governo Federal liberou o pagamento do auxílio emergencial para municípios de São Paulo. Fique por dentro.

Governo libera auxílio emergencial para municípios

Recentemente, o Governo Federal liberou o Bolsa Família para as áreas afetadas pelas chuvas. Veja mais sobre o pagamento do auxílio emergencial para municípios de São Paulo. 

Sobre o auxílio emergencial para municípios afetados

O Bolsa Família equivale a um meio de repasse de verba do governo para a população em situação de vulnerabilidade social. Sob o nome de Auxílio-Brasil durante o governo Bolsonaro, retorna ao antigo em 2023. 

O governo irá disponibilizar uma nova data para o pagamento do auxílio emergencial para municípios atingidos. Nesse sentido, acredita-se que esse valor poderá facilitar o apoio para as pessoas dessas regiões e minimizar os danos causados pelas enchentes. 

Sobre o saque para famílias atingidas

Os moradores que recebem o Bolsa Família poderão sacar o auxílio emergencial para municípios a partir do dia 21 de fevereiro. Em suma, o benefício destina-se às famílias atingidas pelas chuvas que já possuem o direito, mas não conseguiram realizar a retirada neste mês, por conta do calendário previsto.  

Os municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública se relacionam com o Ministério do Desenvolvimento Social para conseguir ajuda com necessidades básicas, como abrigos e alimentação. Além disso, o governo providenciou uma força-tarefa com o propósito de fornecer o apoio em questões de emergência em locais como São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga.

Ainda, vale ressaltar que o pagamento ocorrerá de maneira unificada. Ou seja, ficará disponível para todos os municípios citados de uma vez. 

Auxílio emergencial para municípios atingidos por enchente

O presidente Lula (PT) confirmou a liberação de valores para as famílias, com o intuito de ajudar aquelas que perderam suas casas durante esse evento. Dessa maneira, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome trata do amparo das pessoas em situação de emergência e prevê a flexibilização do pagamento de recursos.    

De maneira geral, a mudança nas datas previstas adequa-se de forma útil para os segurados que não efetuaram o saque do valor em fevereiro. Ainda, vale lembrar que aproximadamente 40% das famílias teriam acesso ao benefício somente nos dias 23 e 28 deste mês. Portanto, após a mudança, o valor antecipado estará disponível desde o dia 21. 

Com o intuito de ajudar as pessoas afetadas, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atua com ações de proteção em casos de emergência e calamidades públicas, está agindo com o fornecimento de artigos provisórios e outros recursos necessários para a população local. 

Veja como diminuir sua conta de luz

Veja como diminuir sua conta de luz com ótimos descontos

VEJA! Caixa interrompe consignado do Auxílio Brasil

VEJA! Caixa interrompe consignado do Auxílio Brasil