no

Governo Lula afasta mais militares; confira

Entenda aqui o motivo que fez o presidente Lula afastar mais uma nova frota de militares de seu governo.

Governo Lula afasta mais militares; confira

Entenda aqui o motivo que fez o presidente Lula afastar mais uma nova frota de militares de seu governo.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou o número de militares afastados de cargos no Executivo Federal. Em decreto divulgado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU), seis integrantes das Forças Armadas foram expulsos da Presidência, da Vice-Presidência e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Na quinta-feira (19), nove militares que residiam no GSI foram dispensados. Do total, seis trabalhavam no escritório de representação do GSI no Rio de Janeiro. Os três restantes foram designados para a Secretaria de Segurança e Coordenação.

Na quarta-feira (18), o governo federal rebaixou 13 militares para cargos inferiores no gabinete. No segundo dia (17), ocorreu a dispensa de 40 militares das Forças Armadas que trabalhavam para Lula em sua segurança em Brasília, além de 16 designados para outros cargos na Presidência da República.

Insegurança

As rejeições ocorrem a partir de declarações do PT que demonstram desconfiança em relação aos militares. Ademais, em conversa com jornalistas durante o café da manhã da semana passada, Lula afirmou que contratou pessoas de sua confiança para os cargos de ajudante, que antes ficavam ocupados por militares no governo anterior.

Posteriormente, o presidente afirmou acreditar que alguém facilitou a entrada de extremistas no dia 8 de janeiro à sede dos Três Poderes.”Muitos indivíduos enganadores, muitos primeiros-ministros enganadores, muitas Forças Armadas enganosas”, disse Lula.

Desse modo, durante a comemoração, extremistas que não aceitaram o resultado das eleições de 2022 invadiram o Palácio do Planalto e as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal da Federação (STF).

Medidas preventivas do Governo Lula

Portanto, os acontecimentos são atribuídos à desconfiança de Lula na segurança do palácio. Isso porque o presidente afirma que alguns policiais militares e integrantes das Forças Armadas. Podem ter envolvimento nas invasões de 8 de janeiro à sede dos Três Poderes, o que gerou incertezas no gabinete presidencial.

Apesar de o motivo do afastamento dos militares ser um segredo de Estado, a insegurança do presidente Lula tenha sido o principal motivo.

Por fim, com um governo mais fragilizado, é possível que vejamos mais afastamentos semelhantes.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações à respeito das medidas implementadas pelo governo Lula

Lula e Fernández desejam moeda Sul-Americana

Lula e Fernández desejam moeda Sul-Americana

Imposto de Renda e proposta de isenção; veja

Imposto de Renda e proposta de isenção; veja