no

Governo Lula teme ameaça e chama PF!

Governo Lula teme ameaça e chama PF!

Governo Lula teme ameaça e chama PF!
Governo Lula teme ameaça e chama PF!

O governo Lula assumirá a posse do governo no próximo domingo (1º de janeiro de 2023). Mas para tanto é preciso reforçar a segurança. Afinal, por desconfiança do PT dos militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência.

Assim sendo, a troca mudança no esquema da segurança, considerada por integrantes da equipe de Lula como provisória, esvazia o ministério tradicionalmente responsável pela tarefa.

Governo Lula chama a PF

A segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva permanecerá sob os cuidados de equipe da Polícia Federal (PF) no início do governo, em 2023, por desconfiança do PT em torno dos militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A mudança no esquema da segurança, considerado por integrantes da equipe do futuro chefe do Executivo como provisório, esvazia o ministério tradicionalmente responsável pela tarefa.

Nos bastidores, aliados de Lula têm dito que é necessário manter a segurança presidencial com a PF diante da “delicadeza” do momento. Em conversas reservadas, dirigentes do PT e ministros indicados pelo partido admitem receio de que a integridade do GSI tenha sido comprometida por “ideologização”, desde que o general Augusto Heleno assumiu o comando da pasta, em 2019. Ele é um dos aliados mais fiéis do presidente Jair Bolsonaro e chegou a dizer que “infelizmente” Lula não estava doente.

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem tratado o tema com integrantes do GSI e com o delegado Andrei Passos, que foi responsável pela segurança de Lula na campanha e será diretor-geral da PF. A ideia é preparar uma proposta de reestruturação das atribuições do GSI e manter, no âmbito da PF, um departamento para a proteção pessoal do presidente, do vice e de suas respectivas famílias.

Natal com a PF

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em uma casa no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde passará o Natal. Agentes da Polícia Federal fazem a segurança da rua, que, até agora, não tem bloqueios. Eles solicitam a identificação de repórteres que se aproximam do local.

Isto é, neste sábado (24), sete agentes e cinco carros da Polícia Federal estão na frente da casa onde o presidente eleito passa o Natal. Assim, ele chegou nesta sexta (23) ao imóvel, acompanhado da sua mulher, a socióloga Janja da Silva, vindo de Brasília. OLula deve retornar à capital federal na segunda (26).

BOMBA! Bolsonaro decide não passar faixa a Lula!

Bolsonaro decide não passar faixa a Lula!

Mensagem do comandante do Exército assusta Bolsonaro!

Mensagem do comandante do Exército assusta Bolsonaro!