no

GRANDE AVISO GERAL para beneficiários do INSS!

Entrega de cartões INSS

Entrega de cartões INSS
Entrega de cartões INSS

Benefício do INSS; receba mesmo sem contribuir

Em entrevista, o ministro da Previdência disse que é impossível prever quando a fila do INSS será zerada

Desentupir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No entanto, o Ministério da Previdência Social ainda não tem uma data em que essa promessa será de fato cumprida.

Em entrevista concedida a jornalistas da Globo News nesta quinta-feira (2), o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), recusou-se a marcar uma data para o fim da lista de espera.

Dados mais recentes mostram que o número de pessoas à espera de uma resposta da Administração da Segurança Social aumentou em janeiro.

“Não acho aceitável que a fila termine antes do final deste ano. A fila não se resolverá da noite para o dia (…).

Meu termo é racionalidade e razoabilidade”, respondeu o ministro ao ser questionado sobre a meta do governo federal.

De assim acabar com a fila de espera de cidadãos que precisam de ajuda.

Em entrevista, Lupi disse que há dificuldades nesse sentido, principalmente nas cidades do interior, e disse que aposta na união de esforços para resolver a situação.

 “O maior problema é a especialização, principalmente no Nordeste. Tem lugares que ficam a 300 km da agência. O grupo de trabalho vai trabalhar nisso”, disse o ministro.

Lupi disse ainda que o INSS criou historicamente uma “cultura de dizer não”.

Segundo ele, a partir de agora o município deve portanto olhar cada caso individualmente para saber.

Quem são as pessoas que realmente precisam do benefício previdenciário e quem não consegue essa ajuda do governo.

Entrega de cartões

O secretário-executivo da Secretaria de Previdência Social, Wolney Queiroz.

Revelou em entrevista nesta semana que a secretaria estuda a possibilidade de criar um novo cartão unificado para todos os segurados do INSS.

“Temos o desafio de introduzir um cartão de beneficiário que vai unir todos os beneficiários do Ministério da Segurança Social e do INSS para que tenham uma identificação nacional”, disse o secretário-executivo do ministério. Na ocasião, ele também revelou que o aparelho poderia ser usado também para outras finalidades.

“O que vai ser uma coisa muito boa (distribuição de novos cartões aos segurados), porque depois vai servir como cartão benefício para descontos em Uber, táxis, voos. Os aposentados e aposentadas terão essa opção”, completou Wolney Queiroz.

INSS x salário mínimo

A ideia de acabar com a lista de espera do INSS está intimamente ligada ao processo de fixação do salário mínimo. De acordo com a constituição, pensionistas e pensionistas do INSS devem receber pelo menos o salário mínimo estabelecido pelo governo federal.

Assim, quanto menor a fila, mais pessoas entrarão na previdência do país e mais o governo gastará com o pagamento do salário mínimo. Dessa forma, o cálculo da redução da fila também deve ser realizado levando em consideração os limites orçamentários da União.

Vale lembrar que o presidente Lula (PT) já confirmou em entrevista que vai aumentar o salário mínimo novamente este ano. A partir de maio, o patamar passará dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320. O saldo tem efeito direto no valor que os segurados do INSS recebem mensalmente.

Dicas incríveis de como conseguir mais limite no cartão de crédito. Sim! É possível

Dicas incríveis de como conseguir mais limite no cartão de crédito Nubank

Seguro desemprego; confira novo valor

Seguro desemprego; confira novo valor