no

Haverá redução do preço da gasolina? Veja!

Muitos desejam a redução do preço da gasolina. No entanto, o governo não parece estar de acordo. Saiba mais sobre a decisão de Lula.

Haverá redução do preço da gasolina? Veja!

Com o alto valor, muitos desejam a redução do preço da gasolina. No entanto, o Governo Federal não parece estar de acordo. Saiba mais sobre a decisão de Lula

Decisão do governo

Após a mudança de gestão, muitos brasileiros pedem pela diminuição do preço dos combustíveis.  

Apesar da vontade da população, o Governo Federal apresentou algumas novidades que podem influenciar no valor final do recurso. Nesse sentido, as mudanças podem gerar o aumento dos preços, o que não agrada os motoristas. 

Redução do preço da gasolina

Assim como apresentado anteriormente, os responsáveis pela administração do país optaram por medidas que poderão aumentar o valor dos combustíveis. 

De acordo com o governo, isso ocorre devido a problemas do ano anterior. Além disso, vale lembrar que na metade de 2022, o preço da gasolina atingiu seu máximo, cerca de R$ 8,00 o litro, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo). 

Métodos do antigo governo

O governo do ex-presidente Bolsonaro incorporou soluções para a redução do preço da gasolina. Dentre elas, a diminuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) dos estados. Além disso, reduziu o custo nas refinarias, com o apoio da Petrobras. 

Em suma, trata-se de uma estatal sob comando da União. Ou seja, a maior acionista é a responsável pela decisão final. Além disso, os acontecimentos mundiais também podem interferir nesse setor. Por exemplo, Rússia e Ucrânia entraram em guerra e isso afetou o mercado de forma geral. Ainda, uma das decisões do antigo governo foi o fim das taxas federais sobre esse combustível, como PIS e Confins.  

Sob o mesmo ponto de vista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explica que os antecessores não deixaram espaço para investimento em programas sociais. Dessa forma, as taxas retiradas anteriormente deverão voltar, para que haja recursos para os benefícios. Além disso, o ministro acusa que a redução do preço da gasolina foi apenas uma estratégia eleitoral, pela proximidade das eleições. 

Estratégias para a redução do preço da gasolina

Como apresentado, a mudança, ou seja, a volta de algumas taxas, poderá aumentar o valor do combustível. Dessa forma, o governo procura soluções para que o preço não fique alto. 

Primeiramente, vale ressaltar que a Petrobras pagou diversos dividendos em 2022, de forma que o acréscimo no valor também serviu para pagar aos investidores.  

Nesse sentido, Haddad realizará a redistribuição desses valores. Assim, a decisão poderá diminuir o impacto do pagamento dos acionistas no custo final do combustível. Além disso, estima-se uma queda nas refinarias. 

Veja as vantagens do empréstimo consignado

Veja as vantagens do empréstimo consignado

Novo auxílio aprovado por Lula; saiba qual é

Novo auxílio aprovado por Lula; saiba qual é