Um benefício extra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser disponibilizado para diversos segurados que recebem a aposentadoria por incapacidade permanente, conhecida popularmente como aposentadoria por invalidez. O benefício adicional diz respeito a um valor extra de 25% a mais no auxílio recebido.
Para ter direito ao dinheiro fornecido, é necessário que o beneficiário atenda aos requisitos estabelecidos pelo instituto, ou seja, esse extra desejado por muitos não está disponível para todos os aposentados do INSS.
O adicional é concedido somente para aqueles aposentados que precisam da ajuda de terceiros para exercer tarefas rotineiras, como se alimentar, tomar banho, caminhar, entre outras coisas. Desse modo, os 25% a mais repassados junto à aposentadoria devem ser destinados ao pagamento desse auxiliar.
Adicional de 25% do INSS
Os aposentados por invalidez têm direito a uma cobertura adicional de 25% em determinadas circunstâncias. Claro, algumas das razões para o pedido foram predeterminadas pela agência. Confira quais:
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Cegueira total;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que a prótese seja possível.
Essas são apenas algumas instâncias do INSS que fornecem esse benefício adicional, portanto, existem diversas possibilidades que podem levar à obtenção desse benefício adicional. É importante observar que, mesmo que o valor da aposentadoria seja maior que o máximo legal, o adicional ainda deve ser pago.
Pedido do benefício
Portanto, siga as instruções para solicitar o serviço como descrito abaixo:
- Entre no site Meu INSS: http://meu.inss.gov.br ou ligue para 135;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome de qual benefício/serviço requerido;
- Encontre na lista o benefício/serviço e clique;
- Siga as instruções para finalizar.
Ademais, deve-se possuir os seguintes documentos, para serem anexados no site:
- CPF;
- Se for procurador ou representante, deve apresentar a procuração ou o termo de representação legal, documento com foto (RG, CNH ou CTPS) e o CPF.
Após este ponto, o segurado deve ser chamado para realizar o exame em local específico com data e horário definidos pelo INSS.
Após o procedimento, que dura em média 45 dias corridos, você pode acompanhar a resposta pelo site Meu INSS, clicando em “Consultas Respondidas” e buscando seu processo na lista.
Por fim, importa referir que este serviço oferecido pelo Instituto Nacional de Segurança Social é gratuito para os cidadãos e que todos os aspetos de acessibilidade, higiene, sinalização e conforto devem estar presentes no atendimento aos indivíduos deste serviço público.