no ,

INSS; confira parcela de benefício

Saiba aqui quanto as os indivíduos contemplados por esse benefício receberão.

INSS; confira parcela de benefício

O adiantamento da 1ª parcela do 13º salário em 2023 pegou de surpresa milhares de brasileiros, principalmente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sendo assim, essa decisão, tomada no início de maio, resultou no depósito do pagamento na mesma folha de pagamento. Embora essa antecipação não seja surpreendente, uma vez que tem ocorrido nos últimos anos.

Agora, o INSS já definiu a data para a liberação do extrato, no qual os segurados poderão consultar o valor pago. Acompanhe!

Extrato do INSS

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a consulta ao extrato de pagamentos do INSS não é restrita apenas à 1ª parcela do 13º salário. Na verdade, todos os meses os aposentados e pensionistas podem conferir seus ganhos, bem como os descontos para aqueles que optaram pelo crédito consignado, por exemplo, entre outros recursos.

No entanto, o processo costuma ser mais comum para aqueles que começam a receber um benefício previdenciário, pois a consulta permite saber o valor pago pela Previdência Social nos próximos meses.

Nesse sentido, em maio e junho, além do benefício previdenciário regular, os segurados também receberão o pagamento referente ao 13º salário do INSS. O valor pago dividido em duas parcelas, sendo que 50% pago em maio e o restante depositado em junho.

Contudo, é importante considerar que, no segundo pagamento, serão deduzidos os valores correspondentes ao Imposto de Renda, para aqueles que são contribuintes desse tributo.

Beneficiários do Instituto

Portanto, ss demais receberão 50% do valor restante sem nenhum desconto. Além disso, vale ressaltar que empréstimos consignados não serão descontados no valor da 1ª parcela do 13º salário, nem no depósito subsequente.

Vale destacar que o pagamento antecipado do 13º salário do INSS segue a mesma regra dos últimos três anos. De acordo com a lei que regulamenta o benefício, o pagamento deve ocorrer em agosto e dezembro, mas o Governo Federal sempre antecipa a primeira parcela.

Em 2020, por exemplo, a gestão do presidente Jair Bolsonaro decidiu antecipar as duas parcelas para o primeiro semestre, visando impulsionar a economia e beneficiar o grupo de risco.

Esse mesmo processo ocorreu nos anos seguintes. Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter essa regra. Assim, o pagamento da 1ª parcela do 13º salário do INSS terá início a partir do dia 25 de maio. Portanto, a data de publicação do extrato será em 21 de maio, domingo.

Por fim, essa medida de antecipação beneficiará aproximadamente 30 milhões de brasileiros, totalizando um valor de R$ 62,6 bilhões. Ou seja, estará disponível o valor da aposentadoria ou pensão comum, além da 1ª parcela do 13º salário. Para consultar, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS.

INSS; confira importante informação

INSS; confira importante informação

Vale Gás; confira novo valor de benefício

Vale Gás; confira novo valor de benefício