no ,

INSS; espera em filas volta em janeiro

Confira aqui como a espera nas filas do INSS aumentaram neste mês de janeiro.

INSS; espera em filas volta em janeiro

A fila do INSS aumentou em 129.690 pedidos em janeiro, primeiro mês de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O total de pedidos aguardando resposta passou de 1,087 milhão no fim do ano passado para 1,217 milhão em 30 de janeiro de 2023.

A quantidade de pedidos pendentes — aqueles que já passaram pela primeira fase de reconhecimento do direito também aumentaram. No entanto, ainda exigem documentos complementares e a palavra final do INSS quanto ao deferimento ou indeferimento de qualquer pedido. Dessa maneira, vale citar a subida de 930 mil para 1,071 milhão entre dezembro e janeiro, número que preocupa o atual governo.

É de fato, importante ressaltar que o INSS ficou vago de dirigente durante todo o mês de janeiro, o que gerou um aumento ainda maior na fila. Sendo assim, sem direção não era possível tomar providências que reduzissem a fila, como alocar servidores para servirem de analistas de requisitos, responsáveis ​​por isso eram os técnicos do órgão.

Sem pagamento de adicional

Além disso, não há mais bônus para servidores para examinar processos adicionais. Contudo, questionado, o INSS não demorou mais que a publicação da matéria para responder ao aumento da fila em janeiro.

Dessa forma, somente nesta quinta-feira o Diário Oficial anunciou a nomeação do advogado Glauco André Fonseca Wamburg para a presidência do INSS, nomeação esta feita em caráter interino. Wamburg é formado em Direito e iniciou a carreira no INSS em 2007 e já reconhece o problema da fila.

É especialista em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e já participou do departamento de recursos da Previdência Social, atuando como consultor e professor de Direito.

Fila do INSS em 2019

A fila do INSS bateu recorde em julho de 2019, quando o volume de pedidos foi de 2,442 milhões. Causado principalmente pelo aumento de servidores aposentados com salário integral, negociado em 2015.

Em outubro de 2021, a fila do INSS era de 1,865 milhão de pedidos aguardando análise, número que começou a diminuir com as medidas emergenciais. Por exemplo, como o pagamento de bônus, sendo implementadas.

Junção de pedidos

O acúmulo de pedidos não atendidos é considerado um dos maiores problemas sociais do governo. A declaração de que tudo deve voltar a zero é eterna, e não foi cumprida pelo Executivo, apesar de várias tentativas.

Para Diego Cherulli, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBPD), a demora do governo na escolha do presidente da INSS foi uma das causas do aumento da fila em janeiro.

Soubemos que circulavam relatos de que todas as funções do INSS estavam suspensas, ocasionando assim uma fila ainda maior.

escândalo no INSS? Saiba mais sobre

Escândalo no INSS? Saiba mais sobre

por onde anda o terror do INSS? Confira

Por onde anda o terror do INSS? Confira